Assembléia inaugura nesta sexta-feira monumento em homenagem a Montoro


10/05/2001 19:10

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa de São Paulo inaugura nesta sexta-feira, 11/5, às 9 horas, o monumento "A Cultura Democrática em São Paulo", em memória do ex-governador Franco Montoro e de seus ideais.

A obra, doada pela Associação de Cultura Democrática Paulista, está localizada nos jardins do Palácio 9 de Julho, sede do Legislativo estadual, no bairro do Ibirapuera. Ela será entregue em cerimônia que contará com a presença da família Montoro e de diversas personalidades.

A Associação de Cultura Democrática Paulista foi criada em abril do ano passado, por iniciativa do deputado estadual Vanderlei Macris (PSDB), seu atual presidente. Tem como associados beneméritos o presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, os ministros Paulo Renato Souza, da Educação; e José Serra, da Saúde; os ex-ministros Clóvis Carvalho e Bresser Pereira, e o secretário municipal João Sayad, entre outros colaboradores, amigos e ex-secretários do governo Montoro (1982 a 1986).

Segundo o deputado Vanderlei Macris, Montoro possuía uma personalidade ímpar e virtudes que o faziam admirado e respeitado por seus aliados e oposicionistas. "Ele ocupou todos os postos públicos que um homem pode almejar, sempre com ampla legitimidade e aprovação popular."

O monumento tem aproximadamente 8 metros de altura e quase 7 metros na maior largura de sua base. Segundo seu autor, o escultor Santos Lopes, a intenção não foi fazer uma homenagem personalista a Franco Montoro, mas aos seus ideais. Assim, a obra possui placas ilustrativas das idéias e valores cultivados pelo ex-governador, como o humanismo, a democracia, a participação popular, a descentralização, a defesa do meio ambiente e a integração latino-americana.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Vanderlei Macris - 3886-6956/6957)

alesp