Liberação de licenças ambientais para estações de tratamento de esgoto


13/07/2007 17:50

Compartilhar:

Xico Graziano, Sebastião Almeida e João Moraes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SEBASTIAO  ALMEIDA  AMBIENTAL.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Sebastião Almeida (PT) reuniu-se nesta terça-feira, 10/7, com o secretário Estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano. Na oportunidade, o deputado pediu maior agilidade do Estado na liberação de licenças ambientais para que a prefeitura de Guarulhos possa, ainda esse ano, iniciar obras em três estações de tratamento de esgoto e em outras duas estações a partir de 2008.

Almeida também conversou com o secretário sobre a parceria entre a Sabesp e a prefeitura para implantar redes coletoras para levar o esgoto da cidade até as estações de tratamento de São Miguel e do Parque Novo Mundo, que estão sendo subutilizadas pela Sabesp.

"A questão do esgoto é prioridade para nossa cidade. E o secretário Graziano reconheceu os esforços da prefeitura para a implantação de um sistema de coleta mais eficiente", destacou Almeida, que convidou o superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), João Roberto Rocha Moraes, para participar do encontro.

O parlamentar lembra que Guarulhos assinou recentemente contratos com a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 100 milhões, para iniciar as obras em cinco estações do município, o que vai aumentar consideravelmente a quantidade de esgoto. A expectativa é que a cidade receba mais R$ 120 milhões no segundo semestre, provenientes do Plano de Aceleração de Crescimento (PAC). "Em 2001, quando fui superintendente do Saae, Guarulhos sofria com a falta de água, que deixava muitos bairros até 20 dias sem abastecimento. Hoje, essa situação é mais equilibrada, o que permite iniciar o tratamento de esgoto."

salmeida@al.sp.gov.br

alesp