Holambra, a cidade das flores


03/07/2008 19:14

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/Holambra-como chegar.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Portal <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/holambra-portal.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A devastação provocada pela Segunda Guerra Mundial (1939/19450) no continente europeu indiretamente foi a responsável pelo surgimento do município paulista conhecido como a cidade das flores. Holambra, estância turística situada na região centro-oeste do Estado de São Paulo, tem como seu principal atrativo a produção de flores e plantas ornamentais. O município, maior produtor nacional do setor, é responsável por 35% da produção brasileira.



Um pouco da história



Os danos provocados pelo conflito mundial deixaram a Holanda com graves dificuldades de reconstrução, levando seu governo a incentivar a imigração de seus compatriotas para vários países, inclusive o Brasil.

Desse modo, após as negociações entre os governos holandês, brasileiro e paulista, foi comprada uma área de cinco mil hectares por um frigorífico norte-americano, a Fazenda Ribeirão, para que nessa região fossem instalados os colonos holandeses. Em 14/7 de 1948, formou-se a Cooperativa Agro Pecuária Holambra, nome originado das iniciais de Holanda, América e Brasil. A povoação, assim originada, foi elevada à condição de município em 1991, recebendo a classificação de estância turística em 1998.



Atrações turísticas



No calendário turístico das pro­gramações oficiais, o desfile carnavalesco é o próximo evento pro­gramado para atender e hospedar turistas nacionais e internacionais.

Além das tradicionais visitas às plantações e estufas de flores e as exposições de paisagismo, Holambra também oferece ao turista a gastronomia tipicamente holandesa em diversos restaurantes e os registros históricos da saga dos colonos holandeses, disponíveis no acervo do Museu Histórico e Cultural. É possível realizar passeios a cavalo e visitar o Parque Lindenhof, onde famílias com crianças encontrarão área verde, exposição de animais e estufa de violetas.

O calendário anual das principais atividades ligadas à produção de flores e plantas ornamentais inicia-se em junho, com a Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas (Hortitec). Em julho, o município realiza o Encontro Nacional de Floristas, Produtores, Atacadistas e Empresas de Acessórios (Enflor) e o Gardenfair (do Projeto à Realização). Em setembro, a grande mostra de paisagismo (Exploflora). Há ainda uma Programação Especial de atividades infantis recreativas e educativas (Ecofeest).

Entre as atividades ligadas aos esportes, destacamos a Corrida na Lama, o Trekker Trek (competição de arrancada entre tratores), esporte muito apreciado na Holanda de onde foi trazido à cidade, os encontros nacionais de motos, triciclos e de carros antigos, e a gincana de charretes.



O moinho mais alto da América Latina



A prefeitura da Cida­de das Flores, com a co­la­boração do Depar­tamento Estadual de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias construiu um moinho de vento, cópia dos famosos moinhos holandeses, com 38 metros de altura. De acordo com o portal de administração municipal é o moinho mais alto da América Latina. As pás têm 12 metros de comprimento, gerando 60 cavalos de força, suficientes para movimentar duas pedras de uma tonelada cada.

alesp