Prevenção à síndrome alcoólica fetal


01/12/2009 18:04

Compartilhar:


O Projeto de Lei 65/2009, do deputado Gilmaci Santos (PRB), foi aprovado na noite de quarta-feira, 25/11, em sessão extraordinária na Assembleia Legislativa. O PL institui a Campanha de Prevenção à Síndrome Alcoólica Fetal no Estado.

O objetivo é destacar os prejuízos que o álcool causa ao feto durante a gravidez. A ideia é que essas informações sejam divulgadas através de material gráfico e propaganda na mídia televisiva e impressa. O consumo de álcool é extremamente maléfico porque pode danificar o cérebro, o coração e os rins do bebê.

"O Brasil é um dos maiores consumidores de bebidas alcoólicas do mundo, por isso é importante informar os malefícios que a bebida pode trazer ao feto", afirma Gilmaci Santos. Especialistas afirmam que não existe uma quantidade segura de uso de bebida alcoólica durante essa fase. Bebês que nascem com a síndrome alcoólica fetal (SAF) podem ter deformações faciais e retardamento mental. O abuso de álcool na gestação produz um risco de 30% a 50% de possibilidade de lesões fetais.



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp