Teste do coraçãozinho pode detectar cardiopatia congênita em bebês


28/02/2012 19:13

Compartilhar:


O teste do coraçãozinho, exame de oximetria de pulso, pode detectar casos de cardiopatia congênita. Níveis de oxigênio abaixo de 95% podem indicar anormalidades cardíacas que podem ser tratadas a tempo. Com essa finalidade, Jorge Caruso (PMDB) apresentou o Projeto de Lei 1.080/2011, que obriga a a realização do teste em recém-nascidos em todas as maternidades do Estado.

O projeto estabelece que o exame integre o rol de exames obrigatórios e seja realizado ainda no berçário após as primeiras 24 horas de vida da criança e antes da alta hospitalar.

A oximetria de pulso é utilizada para medir os níveis de oxigênio no sangue e serve para detectar a presença de cardiopatia congênita grave que coloca em risco a vida da criança. Caso seja detectada a alteração de oxigênio, a investigação do problema cardiológico é aprofundada.

De acordo com a justificativa do projeto, hoje a cardiopatia congênita é detectada em alguns recém-nascidos somente após a alta hospitalar, o que resulta em morbidade significativa e ocasionalmente em morte. Se for detectado oxigênio abaixo de 95%, os recém-nascidos passam por exame de ecocardiograma para investigar a existência de cardiopatia congênita.

A realização de exames de detecção de doenças cardiológicas tanto na fase intrauterina quanto nos recém-nascidos é uma reivindicação da Associação de Assistência à Criança Cardiopata - Pequenos Corações, que há tempos vem alertando para a necessidade do teste do coraçãozinho a fim de minimizar os riscos de defeitos congênitos mais letais decorrentes da ausência de diagnóstico precoce.

Jorge Caruso

alesp