Assembléia participa do I Congresso Internacional de Taquigrafia

(com foto)
20/11/2001 18:08

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A Assembléia Legislativa de São Paulo se fez representar no I Congresso Internacional de Taquigrafia Parlamentar e Judiciária, que realizou-se de 9 a 11 de novembro, em Porto Alegre (RS), pela diretora da Divisão Técnica de Taquigrafia, Rita Amadio Ferraro.

O evento contou com a participação de 250 profissionais do Brasil, Chile, Uruguai, Argentina e Espanha. De acordo com Rita, o principal resultado do encontro foi a aprovação do Estatuto da Federação Ibero-americana de Associações de Taquigrafia, que "pretende fortalecer os laços de amizade entre as associações dos países signatários, melhorar e aperfeiçoar esta área profissional".

Encontros anteriores aconteceram em Montevidéu, no Uruguai, e em Valparaíso, no Chile. O próximo Congresso será em Buenos Aires, Argentina, em novembro de 2002.

O Brasil conta atualmente com cerca de 100 departamentos de Taquigrafia nos Tribunais de Trabalho, Tribunais Eleitorais, Tribunais de Justiça, Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Senado, Câmaras Municipais e Assembléias Legislativas. A Câmara dos Deputados tem um quadro com 140 taquígrafos e seus debates são colocados na Internet logo após o término das sessões. O Superior Tribunal de Justiça tem as sessões taquigrafadas por 94 profissionais.

No mundo, a técnica é utilizada na maioria dos parlamentos. Na Itália, Alemanha, Espanha, França, Japão, Argentina, Áustria, entre outros, o sistema de trabalho é bastante parecido com o brasileiro.

A Assembléia de São Paulo está, portanto, integrada com os demais países do Mercosul, visando sempre o aprimoramento e aperfeiçoamento profissional de seus funcionários para atender de maneira cada vez mais eficiente as demandas da população.

alesp