ETEC para São Vicente


11/07/2007 17:27

Compartilhar:

Luciano, Tércio, Fernanda,Laura e Rosângela<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/LUCIANO BATISTA ETEC A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

São Vicente terá, a partir de 2008, uma Escola Técnica Estadual (Etec), ligada ao Centro Tecnológico Paula Souza e voltada à formação de jovens profissionais nas áreas portuária e de exploração de gás natural. A conquista foi confirmada na última quinta-feira, em reunião realizada na capital entre o deputado Luciano Batista (PSB), o prefeito Tércio Garcia (PSB) e a superintendente do centro, Laura Laganá.

No dia 25/5, durante visita a São Vicente com o deputado Luciano Batista, o governador José Serra se comprometeu a criar uma Etec na cidade, o que foi confirmado em reunião no Palácio dos Bandeirantes na última quarta-feira. A reunião com Laura Laganá serviu para estabelecer as prioridades de formação de mão-de-obra para a região e definir o início do cronograma de implantação.

Para a instalação da unidade, a prefeitura terá de oferecer ao Centro Paula Souza um local adequado e cuidar da segurança, limpeza e manutenção do imóvel. O Estado fica responsável por todo o equipamento, inclusive os laboratórios, e pelo pagamento dos funcionários.

Durante a reunião, Luciano Batista e o prefeito iniciaram a procura por um imóvel, sendo que dois prédios localizados próximo ao centro surgiram como melhores opções.

"Os imóveis no centro vão permitir o acesso de alunos de todos os bairros da periferia pela facilidade de transporte, o que não aconteceria se a Etec fosse colocada em um local mais distante", explicou Batista.

Como não possui um imóvel próprio, o prefeito Tércio Garcia também se comprometeu a pagar o aluguel do prédio para a implantação dos cursos técnicos.

Com o sucesso das negociações, o deputado Luciano Batista já apresentou na Assembléia Legislativa um projeto de lei autorizando o Estado a implantar uma escola técnica em São Vicente.

Os cursos da Etec têm duração de um ano e meio, divididos em três módulos semestrais. O ensino técnico é realizado durante a tarde e à noite. Pela manhã, a unidade funciona com ensino médio regular. O acesso dos alunos ocorre por vestibulinho e a exigência para os cursos profissionalizantes é que o estudante esteja pelo menos no segundo ano do ensino médio.

Também participaram da reunião o vice-prefeito Paulo de Souza, a secretária de Edu­cação Tânia Simões, a assessora de pla­ne­­jamento do centro, Rosângela de Lima, e a assistente técnica de convênios, Fernanda Pinheiro.

lbatista@al.sp.gov.br

alesp