Comunistas debatem Revolução Russa e os rumos do socialismo


22/03/2007 21:08

Compartilhar:

Zuleide Faria de Melo, presidente nacional do Partido Comunista Brasileiro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Zuleide Faria de Melo   Presidente do PCB (1).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlo Trevi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Carlo Treve Consul Geral de Cuba (2).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> III Encontro de Unidade dos Comunistas - seminário 90 Anos da Revolução Russa e a Luta pelo Socialismo no Século XXI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/RevRussa mau24.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Fórum de Unidade dos Comunistas, que reúne a Corrente Comunista Luiz Carlos Prestes (CCLCP), o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e a Refundação Comunista (RC), está realizando na Assembléia o III Encontro de Unidade dos Comunistas, com o seminário 90 Anos da Revolução Russa e a Luta pelo Socialismo no Século XXI.

Na abertura do evento, nesta quinta-feira, 22/3, o tema debatido foi "A Conjuntura da América Latina e Perspectivas", com a participação da presidente nacional do Partido Comunista Brasileiro, Zuleide Faria de Melo, do cônsul geral de Cuba em São Paulo, Carlo Trevi, do cônsul geral da Venezuela na capital paulista, Jorge Luís Centena, e do representante da Refundação Comunista Jefte Pinheiro Júnior.

Segundo declarou o cônsul cubano, em seu país a desunião entre os diversos segmentos da esquerda fez com que a revolução comunista levasse 100 anos para se tornar vitoriosa. Carlo Trevi disse ainda que a desunião entre as correntes comunistas e socialistas da América Latina impediu a libertação de Porto Rico do jugo americano. "Os Estados Unidos fazem toda sorte de manobras para que Porto Rico continue colônia americana, a mesma condição que querem impor a Cuba." Para ele, a unidade é condição necessária para que o ideal revolucionário seja alcançado.

Trevi agradeceu a solidariedade dos esquerdistas brasileiros que sempre manifestaram solidariedade ao povo cubano: "O que fizeram aqueles que abrigamos durante a ditadura militar brasileira, em favor da retomada das relações diplomáticas entre nossos países, e o apoio que sempre recebemos da esquerda no Brasil, nós nunca esqueceremos", enfatizou.

"Por ocasião da extinção da União Soviética, quando os partidos dos países europeus e do mundo retiravam de seus nomes a palavra comunismo, nós, em Cuba, a deixamos mais vermelha", disse o cônsul cubano. E finalizou: "A história está recomeçando agora a ser refeita por todos que querem a salvação da espécie humana", numa referência às vitórias das esquerdas nas recentes eleições na América do Sul.

Jorge Luís Centena, cônsul da Venezuela em São Paulo, perguntou: "Por que estamos ainda em luta pela liberdade e soberania de nossos povos?". Segundo ele, a situação se deve ao avanço da política neoliberal no mundo, que, em sua concepção, destrói as economias nacionais. "A presença do presidente americano na América Latina é o momento da justa manifestação para rechaçar a força capitalista que esse país e esse governo desenvolveram para apoderarem-se das riquezas da América Latina, em especial da América do Sul."



Programação do seminário

Sexta-feira, 23/3

Na Assembléia Legislativa

9h " A Revolução Russa e seu significado histórico

14h30 " Balanço da transição socialista na URSS e causas da derrota

Na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco

19h " Ato público com partidos e personalidades políticas, organizações de esquerda e movimentos sociais " lançamento do conselho consultivo do fórum

Sábado, 24/3

Na Assembléia

9h " Capitalismo atual e reestruturação produtiva

14h30 " A luta pelo socialismo no século XXI

Programação cultural no Bar Lua Nova Bexiga (esquina da rua 13 de Maio com a rua Conselheiro Carrão)

17h30 " 100 anos de Oscar Niemeyer, um brasileiro camarada

19h " Mostra de filmes sobre Oscar Niemeyer

19h30 " Lançamento coletivo de livros

22h30 " Show musical: Coração Vermelho " apresentação musical de Karina França, Lupe Albano, Vidal França e convidados

Comemoração dos 85 anos de fundação do Partido Comunista Brasileiro (PCB)

alesp

Av. Pedro Alvares Cabral, 201 São Paulo · CEP 04097-900 · PABX 3886-6000