Alesp e Câmara dos Deputados e fecham acordo para TV digital


05/06/2008 17:07

Compartilhar:

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, considera o acordo um passo importante para o fortalecimento da democracia, uma vez que o sistema digital abre oportunidades como a apresentação simultânea de canais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/TV DIGITAL GERAL 182.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Assinatura do termo de cooperação que prevê a transmissão da programação de ambas as tvs públicas (Tv Alesp e TV Câmara) por sinal digital. <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/TV DIGITAL DEPS 271.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Entre os anos de 2011 e 2014, a meta é que a Rede Legislativa de TV Digital chegue nas 229 cidades com mais de 100 mil habitantes no País. Assim, serão atingidos outros 30,61% da população brasileira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/TV DIGITAL CGINAGLIA PRES 246.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Além da multiprogramação e da melhor qualidade de imagem e de áudio, os recursos técnicos da TV permitem a portabilidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/TV DIGITAL ASSINAT 119.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ainda neste ano, os paulistanos vão poder conferir os trabalhos da Assembléia Legislativa e da Câmara dos Deputados por meio da TV digital, em sinal gratuito. Para viabilizar as transmissões experimentais, os presidentes das duas Casas assinaram, nesta quinta-feira, um acordo de cooperação que prevê o rateio dos investimentos e do custeio do canal.

Para o presidente da Alesp, Vaz de Lima, a abertura de sinal digital representa imensas perspectivas para uma maior interação entre o poder público e a sociedade. Segundo ele, o projeto vai democratizar o acesso à programação e tem potencial para que a população e suas entidades representativas passem a contar com um novo instrumento para manifestação de suas propostas.

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, considera o acordo um passo importante para o fortalecimento da democracia, uma vez que o sistema digital abre oportunidades como a apresentação simultânea de canais, e cria espaços para a interação com o público.

Em São Paulo, a TV Câmara Digital será transmitida pelo canal 61. Além da multiprogramação e da melhor qualidade de imagem e de áudio, os recursos técnicos da TV permitem a portabilidade. Isso quer dizer que o sinal poderá ser captado, gratuitamente, por celulares que recebam o sinal de TV, serviço já disponível em São Paulo. A mobilidade também vai permitir a recepção do sinal em TVs instaladas em ônibus e carros.



Divisão de custos



Proposta aprovada pela Mesa Diretora permitiu que a Câmara disponibilize um dos canais de multiprogramação para as assembléias legislativas estaduais e, posteriormente, para as câmaras municipais, formando a Rede Legislativa de TV Digital.

O acordo de cooperação prevê o rateio dos investimentos e do custeio do canal digital, o que tornará a rede atrativa para todos os parceiros. No caso da transmissão para a cidade de São Paulo, os valores para a instalação definitiva do sinal digital devem superar R$ 10 milhões. Inicialmente, não haverá custos entre os parceiros para as transmissões experimentais, pois serão usados equipamentos digitais para testes cedidos por empresas.



Alcance nacional



Neste ano, além de São Paulo, a TV Câmara Digital chegará a Belo Horizonte. As duas cidades, juntas, representam 7,2% da população brasileira.

Em 2009, será a vez de Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre, Manaus, Recife, Belém, Goiânia, São Luis, Maceió e Teresina - o que representará mais 13,61% da população do País. Em 2010, a TV Câmara Digital chegará a Natal, Campo Grande, João Pessoa, Cuiabá, Aracaju, Florianópolis, Porto Velo, Macapá, Vitória, Rio Branco, Boa Vista e Palmas, somando mais 2,9% da população.

Entre os anos de 2011 e 2014, a meta é que a Rede Legislativa de TV Digital chegue nas 229 cidades com mais de 100 mil habitantes no País. Assim, serão atingidos outros 30,61% da população brasileira.

Ao final, o sinal da TV Câmara Digital terá atingido a 54,3% de todo o País, de forma aberta e gratuita. A esses números, somam-se hoje os 6 milhões de assinantes de TV a cabo e os outros quase 20 milhões de proprietários de antenas parabólicas, que se encontram sobretudo nas cidades de menor porte. Até o final da próxima década, a Rede Legislativa de TV Digital deverá alcançar todo o País.

alesp