Assembléia debate Envelhecimento Ativo em simpósio
O Simpósio Envelhecimento Ativo aconteceu nesta sexta-feira, 30/5, no Auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa, e teve como objetivo apresentar os projetos de lei 223/08, do vereador paulistano Gilberto Natalini (PSDB), e 348/08, do deputado José Augusto (PSDB). Ambos tratam da criação de programas que visam a assistência integral do idoso e estimulam uma vida saudável. No simpósio foi assinada uma carta de intenções por parte das autoridades e representantes de entidades não-governamentais para a elaboração de políticas públicas efetivas que acompanhem as necessidades reais dos idosos.
Os projetos de lei devem ser concretizados em bases transversais, com a atuação de várias secretarias, o que ensejou a presença do secretário municipal de Esportes, Lazer e Turismo da Capital, Walter Feldman (PSDB), do representante da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Santi Fasarela, da Secretaria da Saúde, Maria José Passos e da Secretaria de Participação e Parceria, Iracema Sanchez. Também estiveram presentes: Paulo Sérgio Pelegrino, do Conselho Estadual do Idoso, Antonio Santos Almeida, do Conselho Municipal do Idoso, e Luis Nunes, da Associação Paulista de Medicina.
Os trabalhos tiveram a participação ativa de idosos, através da apresentação de corais da terceira idade, que também foram homenageados por canções antigas apresentadas pelo Grupo Lúmen de trovadores.
O deputado José Augusto, autor do PL 348/08 que saudou os participantes pela "capacidade de construir sonhos", falou da obrigação constitucional do Estado de cumprir o Estatuto do Idoso. O parlamentar disse crer que um projeto de lei pode efetivar este cumprimento de forma gradativa e constante, com fiscalização dos próprios idosos. O parlamentar afirmou ainda que políticas públicas adequadas podem organizar a construção de espaços direcionados aos idosos, com a colaboração das secretarias.
O vereador Gilberto Natalini, criador da Coordenadoria Municipal do Idoso, afirmou sobre o PL 223/08, de sua autoria, que o movimento "é para chacoalhar o esqueleto físico e o mental" e que "é fundamental tornar o PL uma realidade e não mais uma lei".
O secretário municipal de Esportes, Lazer e Turismo, Walter Feldman, ciente de sua responsabilidade no enfrentamento do problema do idoso na adaptação social, exortou a todos os presentes a participarem das atividades oferecidas pelos 450 equipamentos esportivos do município de São Paulo. Feldman disse também que "a ordem é que a condição de vida da população seja melhorada dia a dia".
Os representantes das secretarias municipais falaram sobre programas que suas pastas oferecem à população idosa da cidade, e se mostraram entusiasmados com a possibilidade de que o Estado possa se engajar definitivamente no propósito de melhorar a qualidade de vida do idoso.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições