Assembléia debate Envelhecimento Ativo em simpósio


30/05/2008 21:08

Compartilhar:

Jose Augusto, Walter Feldman e Gilberto Natalini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/envelhec dep jose augusto.walter feldman.ver gilberto natalini.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Simpósio Envelhecimento Ativo aconteceu nesta sexta-feira, 30/5, no Auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa, e teve como objetivo apresentar os projetos de lei 223/08, do vereador paulistano Gilberto Natalini (PSDB), e 348/08, do deputado José Augusto (PSDB). Ambos tratam da criação de programas que visam a assistência integral do idoso e estimulam uma vida saudável. No simpósio foi assinada uma carta de intenções por parte das autoridades e representantes de entidades não-governamentais para a elaboração de políticas públicas efetivas que acompanhem as necessidades reais dos idosos.

Os projetos de lei devem ser concretizados em bases transversais, com a atuação de várias secretarias, o que ensejou a presença do secretário municipal de Esportes, Lazer e Turismo da Capital, Walter Feldman (PSDB), do representante da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Santi Fasarela, da Secretaria da Saúde, Maria José Passos e da Secretaria de Participação e Parceria, Iracema Sanchez. Também estiveram presentes: Paulo Sérgio Pelegrino, do Conselho Estadual do Idoso, Antonio Santos Almeida, do Conselho Municipal do Idoso, e Luis Nunes, da Associação Paulista de Medicina.

Os trabalhos tiveram a participação ativa de idosos, através da apresentação de corais da terceira idade, que também foram homenageados por canções antigas apresentadas pelo Grupo Lúmen de trovadores.

O deputado José Augusto, autor do PL 348/08 que saudou os participantes pela "capacidade de construir sonhos", falou da obrigação constitucional do Estado de cumprir o Estatuto do Idoso. O parlamentar disse crer que um projeto de lei pode efetivar este cumprimento de forma gradativa e constante, com fiscalização dos próprios idosos. O parlamentar afirmou ainda que políticas públicas adequadas podem organizar a construção de espaços direcionados aos idosos, com a colaboração das secretarias.

O vereador Gilberto Natalini, criador da Coordenadoria Municipal do Idoso, afirmou sobre o PL 223/08, de sua autoria, que o movimento "é para chacoalhar o esqueleto físico e o mental" e que "é fundamental tornar o PL uma realidade e não mais uma lei".

O secretário municipal de Esportes, Lazer e Turismo, Walter Feldman, ciente de sua responsabilidade no enfrentamento do problema do idoso na adaptação social, exortou a todos os presentes a participarem das atividades oferecidas pelos 450 equipamentos esportivos do município de São Paulo. Feldman disse também que "a ordem é que a condição de vida da população seja melhorada dia a dia".

Os representantes das secretarias municipais falaram sobre programas que suas pastas oferecem à população idosa da cidade, e se mostraram entusiasmados com a possibilidade de que o Estado possa se engajar definitivamente no propósito de melhorar a qualidade de vida do idoso.

alesp