Através de alusões simbólicas a declarações afirmativas Fernanda Marcenaro cria suas transfigurações

Museu de arte do Parlamento de São Paulo
25/09/2008 15:05

Compartilhar:

Erupção de Sentimentos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/ErupcaoDeSentimentos cor.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No calor de uma tensão interior, a pintura de Fernanda Marcenaro absorve um panorama cromático de eficaz valor psicológico, que não é mais figurativo, mas que, todavia, como tal se torna. A artista escava na substância da própria pintura, liga cada traço e gesto de pincel às razões e aos dados do figurativo para mudar a ordem visualizada, que se torna transparência e ritmo, consistência interior da imagem. O elo do interior da artista com o mundo estende-se sobre o plano real, através de espessuras escondidas e profundas.

Pintura por excelência, cada componente lingüístico é definido em razão exclusiva de uma mensagem. É de se notar, por exemplo, como num espaço indeterminado, estranho às modalidades do espaço físico, se inscrevam linhas repletas de força, exaltadas de cores variadas, entre as quais, improvisamente, emergem zonas ou filamentos de luz.

A temática dessa artista não é única, mas varia de alusões simbólicas a declarações afirmativas. Trata-se da projeção de uma urgência espiritual que atua na obra, um gesto de revolta ou hilaridade, ou até mesmo de solidariedade e, ainda, de piedade que se afirma.

Na obra Erupção de Sentimentos, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a artista coloca toda sua atenção para dominar a matéria que flui de suas mãos, na busca de uma ordem, um ritmo, uma harmonia. Com um jogo fluido de cores sobre estruturas geométricas, suas formas parecem evocar sonhos num processo de transfiguração da matéria.



A artista



Fernanda Marcenaro, pseudônimo artístico de Maria Fernanda Marcenaro, nasceu em Buenos Aires, Argentina em 1962. Formou-se na Escola de Belas Artes Manuel Belgrano (1989) em Buenos Aires, Argentina. Realizou diversos cursos entre eles: Plumbing Course (1999); Mosaic Course (2000), Londres Inglaterra; Atelier de Pintura Ana Wilma (2000 e 2001) e Atelier Pintura Cecília Braun (2003 a 2005), São Paulo, Brasil.

Participou de inúmeras exposições no Brasil e no exterior: IV Mostra de Primavera, São Paulo; "Made in Brazil", Mostra de artistas brasileiro em Washington, nos Estados Unidos (2002); I Mostra Darcy Penteado de Arte, São Paulo; XVII Mostra de Arte da Granja Viana, São Paulo; "Arte Brasileira em Portugal", São Paulo; "Flores e Forma", Casa da fazenda do Morumbi, São Paulo (2003); "450 Anos de São Paulo", Casa da Fazenda do Morumbi, São Paulo; V Biennale D'Arte Internazionale di Roma, Sale del Bramante, Itália; Museu de Arte Moderna de Campinas, SP; "Sombras e Cores", Espaço Cultura Infraero, Aeroporto Internacional de São Paulo; "Coração e Arte II", Espaço Cultural Incor, Fundação Zerbini, São Paulo; X Concurso de Arte Livre Saint Germain, São Paulo; Galeria Núcleo de Arte, Buenos Aires, Argentina; "Harmonia em Cores", São Paulo (2004); Mostra comemorativa ao Dia Internacional da Mulher, Polo Cultural da Fazenda do Morumbi, São Paulo; Centro Cultural Altos de La Barra, Atelier Perez Belfer, Punta del Este, Uruguai (2005).

Possui obras em diversas coleções particulares da América Latina e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp