Saúde e Higiene aprova pareceres e ouve alunos da Unisa


16/06/2009 19:32

Compartilhar:

Fausto Figueira, presidente da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/COMSAUDEFAUSTOMAU_3795.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carolina Toniolo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/COMSAUDEKarinUNISA02MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados presentes na Comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/COMSAUDEDEPS2MAU_3841.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Integrantes do Movimento Pró-Ampliação do HGP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/COMSAUDEPUBLMAU_3799.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Higiene e Saúde da Assembleia ouviu nesta terça-feira, 16/6, representantes dos alunos da Universidade de Santo Amaro (Unisa), além de aprovar pareceres favoráveis a três projetos de deputados relacionados à saúde. A comissão também incluiu na pauta e adiou para a próxima reunião a sugestão de agendamento de uma audiência pública com o secretário de Estado da Saúde, Luis Antônio Barradas, para que se debata a situação do Hospital Geral Pirajuçara.Também estavam presentes integrantes do Movimento Pró-Ampliação do Hospital de Pirajussara (HGP), localizado na divisa das cidades de Taboão da Serra e Embu das Artes. Os deputados presentes à reunião aprovaram parecer favorável ao PL 7/2008, de autoria do deputado André Soares (DEM) e que torna obrigatório o emprego de uma válvula dispersora de líquidos e também de uma trava se segurança nas embalagens plásticas de álcool etílico diluído de uso doméstico. Também foi aprovado relatório do PL 822/2008, de autoria da deputada Maria Lúcia Prandi (PT), que torna obrigatória a informação sobre a quantidade de sódio nos rótulos, embalagens e em campanhas publicitárias de produtos alimentícios industrializados. O terceiro e último projeto a ser debatido, o PL 55/2009, de autoria do ex-deputado Carlos Neder, institui a Semana Estadual de Conscientização Sobre a Doação de Dentes Humanos e teve, também, parecer favorável da comissão. Foi ainda aprovada a indicação de Pedro Tobias (PSDB) e Uebe Rezeck (PMDB) para integrarem a Comissão de Avaliação da Execução do Contrato de Gestão das Organizações Sociais. A reunião contou com a presença dos deputados Fausto Figueira (PT), presidente da comissão, Marcos Martins (PT), João Barbosa (DEM), Uebe Rezeck (PMDB), José Augusto (PSDB), Luiz Carlos Gondim (PPS) e Analice Fernandes (PSDB).



Professores demitidos



A Comissão de Higiene e Saúde recebeu alguns representantes dos alunos do curso de Medicina da Universidade de Santo Amaro (Unisa). Dois deles explicaram aos deputados as causas e os efeitos de cerca de 50 demissões no corpo docente do curso ocorridas nos últimos meses. A presidente do centro acadêmico do curso de medicina da Unisa, Carolina Toniolo, contou que os alunos tentaram negociar com a universidade a fim de recuperar os professores demitidos ou conseguir, junto à diretoria, que eles fossem ao menos repostos. "Não tivemos sucesso nas negociações e então deflagramos uma greve que durou três meses e também encaminhamos denúncia ao Ministério Público Federal, que entrou com uma ação civil contra a Unisa", explicou Carolina. "Encerramos a paralisação mediante acordo firmado com a universidade", concluiu, aproveitando a oportunidade para pedir o apoio dos deputados a fim de garantir que a universidade cumpra o acordo firmado. Segundo Carolina, as demissões ocorreram devido a cortes de verbas e reajuste financeiro. Aluno do 5º ano do curso de medicina da Unisa, Diego Garcia está no período de estágio prático no Hospital Geral do Grajaú. Questionado sobre a estrutura do estágio, Diego afirmou que a parte acadêmica vem sendo mantida, mas com certa dificuldade, e destacou a redução de verbas do governo estadual destinadas ao hospital. De acordo com ele, a falta de professores gerou, inclusive, alterações no currículo. "Trata-se de um problema administrativo. Se existe algo que possa ser feito pelo Estado, a gente tem todo interesse, pois isso nos colocaria em um nível de administração superior ao que temos hoje", afirmou o estudante. Os deputados debateram o assunto e decidiram encaminhar sugestão à comissão parlamentar de inquérito que investiga a criação de novos cursos de medicina, para que haja uma reunião conjunta entre as duas comissões, com o intuito de convocar o diretor da Unisa, a reitora, representantes da Associação dos Médicos Residentes, representantes do centro acadêmico, dos professores e do Conselho Regional de Medicina, além de representantes do MEC e do Ministério Público. O objetivo é investigar as causas das demissões e avaliar a estrutura da universidade.

alesp