Movimento em Guarujá para reabertura do Ana Parteira


02/03/2010 16:15

Compartilhar:

Manifestantes pedem reabertura de hospital<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/HAIFAMADIPARTEIRA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Haifa Madi (PDT) esteve na manifestação pacífica do Movimento Popular Reage Guarujá, que pede a reabertura urgente da Maternidade Ana Parteira, em Vicente de Carvallho. O movimento aconteceu, no dia 27/2, com a participação de aproximadamente 200 pessoas, e recebeu adesão de vários segmentos, como o de motoristas e usuários de ônibus que passavam pelo local.

O presidente do movimento Reage Guarujá, Israel Silva, pediu a todos que fossem vestidos de preto, simbolizando o luto que a cidade vive, com as dezenas de mortes sob suspeita. "Eles afirmaram que a maternidade estaria reaberta em 45 dias, e, completado um ano de seu fechamento, a população não pode esperar mais. Verba para outras coisas sabemos que tem", reclamou Israel.

Haifa, em 2008, destinou emenda parlamentar no valor de R$ 1,5 milhão, por intermédio de convênio com o governo do Estado, para a aquisição de equipamentos para a maternidade, e, desde seu fechamento, luta incansavelmente pela sua reabertura, com pedidos de informações sobre a destinação e manutenção desses equipamentos que, sem o devido uso e acondicionamento, correm o risco de morte.

"Estou lutando pela reabertura da maternidade. Fui a primeira a sugerir que a unidade, hoje com 50 leitos, fosse usada para atender casos emergenciais, inclusive os pacientes vitimas da dengue. É um absurdo a situação a que chegou a saúde nesta cidade. No dia 26/2, entrei com uma representação no Ministério Público de Guarujá pedindo a apuração do estado desses equipamentos, pois vários deles poderiam ter sido transferidos há meses e utilizados em outras unidades de saúde, como o caso dos desfibriladores", afirmou a parlamentar.



hmadi@al.sp.gov.br

alesp