Compositor Almeida Prado imortalizado no Museu de Arte do Parlamento


23/11/2010 14:20

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/BUSTOALMEIDAPRADO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/ALMEIDAPRADO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Figura-chave da música contemporânea brasileira, José Antonio Rezende de Almeida Prado, faleceu neste domingo, 21/11, aos 67 anos de idade. Compositor, pianista e professor universitário, é reverenciado como um dos músicos mais importantes do Brasil e suas obras são conhecidas mundialmente.

Aluno de Camargo Guarnieri, Nadia Boulanger, Olivier Messiaen e Gyorgy Ligeti, Almeida Prado teve centenas de suas obras editadas pela Tonos Verlag, de Darmstadt (Alemanha), e executadas por artistas e orquestras do mais alto nível.

Desde 2004, o acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo foi enriquecido com um busto em bronze patinado do compositor, executado pela escultora Eduarda Duvivier, sua grande amiga e admiradora. A obra traduz de forma expressiva a imagem interior captada do consagrado músico. Na foto, Almeida Prado, em 1974, quando estudava na Europa.

alesp