7ª Marcha da Consciência Negra


17/11/2010 18:30

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/SIMAOPEDRONEGRA.JPG.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No próximo dia 20/11, feriado da Consciência Negra na cidade de São Paulo, 10h, acontece a concentração para a 7ª Marcha da Consciência Negra, no Boulevard São João/Largo do Paissandu.

A marcha acontece para pleitear o acesso à igualdade de condições sociais e a melhoria da qualidade de vida da população negra.

Trata-se da luta para garantir a igualdade de direitos e o alvorecer de um projeto político de combate ao racismo que sabemos levará anos para se consolidar. O objetivo da marcha também é o de manifestar a importância de implementação de políticas que possa recompensar, reparar e distribuir o chamado crescimento econômico também entre os habitantes de origem negra, indígenas, nordestinos, ciganos, latinos, homossexuais e mulheres.

Haverá homenagem ao Centenário da Revolta da Chibata e à luta de João Candido, o almirante negro, uma vez que no dia 20/11, se comemora 100 anos da história de João Cândido, líder da Revolta da Chibata, luta que marcou a vitória dos trabalhadores da marinheira brasileira, no início da Republica.

Desde os anos 70 o Dia da Consciência Negra é celebrado em 20/11, data escolhida para celebrar a luta e resistência de Zumbi dos Palmares, morto em 1695, para denunciar a gravidade da situação atual de discriminação e preconceito, e para exigir o fim do racismo.

O feriado nesta data já é reconhecido em 225 cidades de 11 Estados, inclusive na capital de São Paulo, quando foi instituído pela Lei 13.707/2004, assinada pela então prefeita Marta Suplicy.



spedro@al.sp.gov.br

alesp