Mais eficiência para o Corredor Metropolitano Noroeste


24/03/2011 16:24

Compartilhar:

Ana Perugini participa da reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/ANAPERUGINICORREDORxG.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), a deputada Ana Perugini (PT) salientou a urgência de intervenções no trânsito na Avenida Lix da Cunha, em Campinas, nos acessos pela Rodovia SP-101 e Via Anhanguera. Segundo a deputada, o Corredor Metropolitano Noroeste, que destinou uma faixa exclusiva para ônibus, tem causado congestionamentos nos horários de pico. Perugini voltou a defender a implantação da integração das passagens de ônibus do sistema intermunicipal para as 19 cidades.

A deputada ressaltou ainda outras demandas, como a quantidade de pedágios que cercam a RMC, o que ela considera um verdadeiro obstáculo para a economia das cidades.

O encontro do Conselho aconteceu em Vinhedo, na segunda-feira, 21/3, e contou com a presença do secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, que afirmou que sua equipe está estudando as demandas da RMC, incluindo a integração das passagens intermunicipais. Fernandes disse que a lentidão na SP-101 tem afetado toda a região, por isso, a necessidade de se trabalhar com o Corredor Noroeste. Outra preocupação, segundo ele, tem sido o trânsito no Circuito das Águas, cada vez maior com o alto fluxo de carros.

Já para o Corredor Metropolitano Noroeste a proposta é de ampliação até Santa Bárbara d" Oeste. A obra, com custo de R$ 136 milhões, beneficiaria 500 mil passageiros por mês. Do estimado, R$ 52 milhões seriam para intervenções no trajeto já existente, entre elas, a transposição da linha férrea de Hortolândia e dois terminais de integração em Sumaré.



aperugini@al.sp.gov.br

alesp