Bancada Verde na Assembléia quer suspensão do treinamento de guerra em Alcatrazes


02/06/2005 10:39

Compartilhar:

Deputados paulistas ao lado do capitão-de-mar-e-guerra, Hugo Pimentel ouvem explicações sobre a raia de tiro da Marinha do Brasil no arquipélago de Alcatrazes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Pv santuario.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria da liderança do PV

Com o objetivo de preservar o santuário ecológico do Arquipélago dos

Alcatrazes, a bancada do Partido Verde na Assembléia Legislativa esteve reunida com o vice-almirante Marcélio Carmo de Castro Pereira, comandante do 8º Distrito Naval, com o chefe do Estado-Maior, capitão-de-mar-e-guerra, Hugo Marcelo Vieira de Melo Pimentel e com o assessor parlamentar, capitão-de-mar-e-guerra, João Luiz Faria de Menezes.

Os parlamentares verdes, Giba Marson, padre Afonso Lobato, Paulo Sérgio, Ricardo Castilho e Tiãozinho da Farmácia, querem o fim dos exercícios de tiro em Alcatrazes e neste sentido enviaram moção ao presidente Lula solicitando que determine à Marinha do Brasil a suspensão dos treinamentos de guerra no arquipélago. Os deputados consideram que é incompatível com o pensamento verde, dentro do conceito de desenvolvimento sustentável, usar um santuário ecológico para exercícios militares.

Desde 1980 a Marinha do Brasil utiliza uma área do arquipélago como raia de tiro para exercícios com alvos em terra e, segundo o comandante do 8º Distrito Naval, a escolha por Alcatrazes para a realização desta atividade se deu em função da localização e da topografia do arquipélago e por se tratar de uma área desabitada. De acordo com o vice-almirante Marcélio Carmo de Castro Pereira, desde então a Marinha do Brasil tem garantido a conservação da área, a preservação do meio ambiente e a defesa dos seres vivos que ali habitam.

No entanto, de 30 de novembro a 6 de dezembro de 2004, um incêndio " possivelmente provocado por tiros disparados das embarcações militares -devastou 200 mil metros quadrados de área verde do arquipélago,

interrompendo o treinamento de guerra.

Multa e embargo.

O líder do Partido Verde na Assembléia, deputado Giba Marson, enviou ofício ao IBAMA solicitando informações sobre o valor da multa aplicada, quais foram os estudos realizados para apurar as causas do incêndio e o impacto causado ao meio ambiente. Marson também quer saber se houve, por parte da Marinha, recurso contra a multa aplicada e o embargo e em que fase se encontra o processo.

Localizado a 45 km do Porto de São Sebastião, Alcatrazes é considerado hoje o maior ninhal de aves marinhas das costas sul e sudeste do Brasil, sendo ali conhecidas, também, centenas de plantas e animais, atestando a sua riqueza biológica.

Ao lado do Capitão-de-mar-e-guerra, Hugo Marcelo Vieira

de Melo Pimentel, os deputados Giba Marson (PV), Ricardo Castilho (PV), Tiãozinho da Farmácia (PV), Rosmary Corrêa (PSDB) e Paulo Sérgio (PV) ouvem explicações sobre a raia de tiro da Marinha do Brasil no Arquipélado de Alcatrazes



lidpv@al.sp.gov.br

alesp