Apoio aos ostomatizados


23/11/2007 16:24

Compartilhar:


No sentido de apresentar total apoio aos ostomatizados " pessoas que precisam sofrer cirurgia para desviar o trânsito urinário ou intestinal ", por solicitação de representantes da Associação dos Ostomizados do Município de São Paulo e Região (Aomsp), Meire Reis e Ângela Maria Pinto, o deputado Fernando Capez (PSDB) encaminhou ao presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, e ao presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, um oficio para apoiar a Moção 40, aprovada na 5.ª Conferência Estadual de Saúde, realizada entre os dias 14 e 16 de novembro deste ano.

O objetivo da moção é implantar o programa de assistência às pessoas portadoras dessa deficiência em todos os Municípios do Estado de São Paulo, descentralizar o atendimento e fornecer insumos aos portadores de ostomia, contribuindo com a criação de Núcleos de Atendimentos Regionais. Além disso, a idéia é suprir a demanda de órteses, próteses e outros recursos voltados à promoção de maior independência para realização de atividades cotidianas, e também estabelecer o fornecimento de bolsas de colostomia, fraldas e coletores urinários, com subsídios financeiros do Ministério da Saúde.

Devido ao grande aumento do numero de ostomizados, surgem os movimentos formados pela sociedade civil. A Aomsp, fundada em 1997, colabora para manter seus associados informados. A diretoria trabalha com a finalidade de manter uma associação forte e com a parceria dos órgãos públicos.

A associação oferece suporte emocional, troca de experiências, promove doações de cestas básicas para os ostomizados carentes, realiza reuniões, sempre com convidados para ministrar palestras, bazares, bingos, festas comemorativas, acreditando serem estas uma forma de socializar e valorizar o ostomizado. É também um instrumento mobilizador para garantir obtenção de equipamentos em qualidade e quantidade necessárias.

fcapez@al.sp.gov.br

alesp