Seminário na Assembléia debate da reforma universitária


29/03/2005 17:38

Compartilhar:

Seminário debate reforma universitária<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SemRefUniv4.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados do PCdoB analisam projeto com técnicos e docentes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SemRefUniv3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Seminário "Reforma Universitária e Educação Superior em São Paulo", ocorrido na segunda-feira, 28/3, na Assembléia Legislativa de São Paulo, convergiu para a defesa aprovação da reforma universitária proposta pelo Ministério da Educação. O evento foi organizado pelos deputados estaduais Anna Martins e Nivaldo Santana e pelo deputado federal paulista Jamil Murad, todos de PCdoB.

A exposição da Reforma Universitária foi feita pelo Secretário de Educação Superior do MEC, professor doutor Nelson Maculan Filho, representando o ministro Tarso Genro. Estavam Participaram como debatedores a pró-reitora de graduação da USP, Sônia Penin; o coordenador de Pesquisa do Vestibular da Unicamp, Renato Pedrosa; o diretor do Instituto de Artes da Unesp, João Palma; a vice-reitora de Graduação da PUC/SP, Bader Sawaia; e o presidente da UNE Gustavo Petta. Também fizeram uso da palavra representantes de entidades ligadas à educação, como a Upes, UEE-SP, Fasubra, Contee, Educafro e STU.

Buscar mais elementos para melhoria do projeto apresentado pelo governo foi o principal objetivo do debate. Houve uma diversidade de idéias, sobretudo em relação a temas ligados ao papel estratégico das universidades quanto à produção científica, o acesso e permanência dos estudantes de camadas populares, a ampliação de verbas para o ensino superior e seu investimento em São Paulo, a regulamentação das universidades particulares e sua qualidade de ensino e a qualificação do ensino com maior formação de doutores.

O PCdoB tem posição favorável ao projeto de Reforma Universitária porque considera que ele tem caráter popular e democrático e está situado de forma estratégica para o desenvolvimento econômico e social brasileiro. Para o partido, a universidade é instrumento chave para a soberania nacional, o domínio da Ciência e Tecnologia é fundamental para a construção de uma nação independente.

Os presentes avaliaram positivamente a iniciativa do PC do B em promover a discussão de um assunto tão relevante para o país. O representante do MEC, Doutor Nelson Maculan Filho, comprometeu-se em levar as propostas ao Ministério para que o governo possa aprimorar pontos do projeto.

gabinete@nivaldosantana.com.br

alesp