Solene comemora os 50 anos de fundação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Deputados destacaram a importância da entidade de classe na luta pela democracia
15/05/2009 22:11

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/solmetalabcmmy (5).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 50 anos de fundação do Sindicato dos Metalúrgicos são comemorados na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/solmetalabcmmy (1).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/solmetalabcmmy (3).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por solicitação da deputada Ana do Carmo (PT), foi realizada na noite desta sexta-feira, 15/5, solenidade que comemorou os 50 anos do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que contou com a presença dos deputados do PT Vanderlei Siraque, Rui Falcão, e ainda o deputado federal José Genoino Neto e, presidindo a sessão, a deputada Ana do Carmo.

Todos foram unânimes em apresentar o sindicato como fundamental na luta pelas liberdades políticas, mas que essa luta não se encerrou. Várias foram as conquistas " o ex-presidente do sindicato, José Lopez Feijó, lembrou da importância das comissões de fábrica nas negociações " mas há muito por ser feito, como lembrou Rui Falcão ao alertar que "a elite se mobiliza e a mídia conservadora é contra nós". O líder do PT falou da importância de o Sindicato dos Metalúrgicos ter a sua própria estrutura de comunicação, e acha que os demais sindicatos podem se espelhar nos metalúrgicos para montar também esse tipo de estrutura.

Rui Falcão lembrou ainda as várias ações realizadas pelos metalúrgicos, ressaltando que o atual presidente da república tem origem na categoria, e que seu governo tem recebido reconhecimento internacional (Falcão se referia ao prêmio que Lula recebeu nesta semana da Unesco, por promover a paz).

Vanderlei Siraque, respondendo a perguntas da reportagem, disse que a automação das fábricas não diminui a importância dos trabalhadores, que podem aprender a programar os robôs ou, até, a construí-los nas universidades, como a do ABC. Siraque disse que a ideia da máquina concorrendo com o homem é antiga e equivocada. "Devemos lutar, sim, é pela redução da jornada de trabalho".

O último a discursar foi o atual presidente do sindicato, Sérgio Nobre, lembrando que 50 anos para uma pessoa é um tempo muito grande, mas para um sindicato, é relativamente pequeno. Mas, apesar disso, as realizações e as vitórias vieram.

Para ele o grande diferencial do Sindicato dos Metalúrgicos com relação aos demais sindicatos é a solidariedade, que Nobre atribui às lutas da categoria. "A mobilização forma a consciência", finalizou.

Durante o evento, foi exibido um vídeo mostrando imagens das lutas que o Sindicato dos Metalúrgicos travou ao longo de sua existência, contando fatos pitorescos de associados e diretores do sindicato.

alesp