Museu de Arte - Vera Pimenta revela na pintura os valores poéticos da sua alma


12/05/2009 10:27

Compartilhar:

Vera Pimenta<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/VERAPIMENTA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra doada ao Museu de Arte do Parlamento Paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/VERAPIMENTAGRATIDAO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Vera Pimenta é uma artista que parte da figuração e se desenvolve gradativamente guiada pela urgência de reconstruir um mundo pictórico que reflita as ansiedades, os problemas e os momentos do homem contemporâneo. Paralelamente, revela os valores poéticos de sua alma.



Pintora de ideias claras e precisas, ela representa uma voz de particular clareza, além de uma aparente ordem sugerida pela exuberância vital do traço e da cor típicos de sua obra.



O emblema do seu traço-cor é um índice claro da vontade de esclarecer o mundo pesquisado e revelado à luz de sua visão interior, sustentada por um lirismo de fundo e pelo respeito aos meios mais específicos da pintura.



Essa pesquisa, filtrada com precisão pela sua autocrítica, num contraponto contínuo de consciência, consente a Vera Pimenta colocar em relevo as luzes, as sombras e as possibilidades de recuperação existencial presentes num mundo em evolução.



Passível do resgate da dor, do sofrimento e de momentos de felicidade, essa sua posição se traduz em imagens serenas, numa controlada exaltação linguística, onde a matéria pictórica é rica e fértil.



Em "Menino com pipa", obra doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a gama cromática possui um naturalismo quase simbólico e gestual, indicativo de uma vontade de participação à contingência, contido e delimitado pelos traços fortes que envolvem a expressividade da cor.





A artista

Vera Pimenta nasceu em 1952 na cidade de Barretos. Desenvolvendo uma linha de trabalho figurativa contemporânea, a artista afirma que sua obra tem como finalidade o "não compromisso".



Desde o início de sua carreira, em 1990, participou de diversas exposições individuais e coletivas, no Brasil e Exterior, recebendo Medalhas de Prata e de Ouro, bem como troféu destaque e prêmio homenagem Cultural Caixa Econômica Federal, São Paulo (1999); Espaço Cultural Reciclar, SP (2000); Arteamais, Atelier e Galeria, Rio de janeiro (2002).



Participou ainda de mostras coletivas na Galeria Nini Barontini, Curitiba, PR, e "Brasil Contemporâneo", no Centro Cultural Rebouças (1999); Elmi Atelier e Galeria, SP; Galeria Sette & Zucheratto, Belo Horizonte, MG; Casa da Fazenda do Morumbi, SP (2000); Cromo Espaço de Arte, Curitiba, PR (2001); "Made in Brazil", Courthouse, Washington, Estados Unidos (2002).



Possui obras em diversas coleções oficiais e particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp