Comparação das ações federal e estadual no combate à crise


14/10/2009 18:14

Compartilhar:


O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Carlinhos Almeida (PT), fez um paralelo em pronunciamento da tribuna da Casa nesta quarta-feira, 14/10, entre as ações do presidente Lula e do governador José Serra frente à crise econômica internacional. Para ele, "o presidente Lula tomou providências efetivas para que a crise tivesse o menor impacto possível no Brasil, enquanto o governador adotou medidas contra o país".

Carlinhos apontou quatro pontos que demonstram a diferença das ações dos governos Lula e Serra diante da crise. Lula, disse ele, reduziu impostos como IPI para automóveis, de materiais de construção e da linha branca e o Imposto de Renda, desonerando a produção e abrindo mão de receitas. "Serra aumentou o mecanismo de antecipação tributária, onde as empresas pagam impostos assim que produzem. Isto tornou os estoques mais caros e criou dificuldades para as empresas investirem", acrescentou.

"Em relação às quedas nas receitas federal, estadual e municipal, o presidente Lula abriu mão de recursos federais para compensar a queda do Fundo de Participação dos Municípios. Serra nada fez para compensar os municípios em relação ao ICMS", destacou. Quanto ao crédito, Carlinhos observou que o governo Lula decidiu que o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e o BNDES mantivessem linhas de financiamentos. Já o governo Serra "nada fez para ampliar o crédito, mas vendeu a Nossa Caixa e não aplicou os recursos da Agência de Fomento do Estado de São Paulo".



carlinhos@carlinhos.org

alesp