Prédios da CDHU devem ter captação de água da chuva


12/04/2010 17:14

Compartilhar:

Paulo Alexandre, à dir., em reunião com técnicos da CDHU<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2010/PAULOALEXCDHUAGURA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) voltou a cobrar a instalação de sistema de captação de água da chuva em conjuntos habitacionais da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). O parlamentar requereu a inclusão do recurso no projeto das moradias que serão construídas pelo Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, em Cubatão.

As águas pluviais podem ser aproveitadas para as descargas de vasos sanitários, serviços de limpeza doméstica e irrigação de jardins e hortas comunitárias. A técnica possibilita uma economia média de 30% no consumo da água. Especialistas afirmam que, em menos de dois anos, o investimento no sistema é pago pelo valor economizado na conta de água.

"A CDHU já adota uma série de medidas para o uso racional dos recursos naturais, como aquecedor solar, lâmpadas fluorescentes, medidores individuais de água e bacias sanitárias com volume de descarga reduzido. A captação da água da chuva é um sistema relativamente barato para os benefícios gerados aos moradores e ao meio ambiente", justifica Paulo Alexandre.

Apesar de o Brasil abrigar 13,7% da água doce do planeta, cerca de 80% dessas reservas estão na região amazônica. Os 20% restantes se distribuem desigualmente pelo país, atendendo 95% da população.

Paulo Alexandre também propôs a concessão de linhas de crédito com juros menores para a implantação de projetos de captação de águas pluviais em moradias e estabelecimentos comerciais e industriais.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp