Opinião - Projeto para ampliação de Cumbica resgata visão futurista de Paulo Maluf
Bastante pertinente artigo de autoria do ex-governador Paulo Maluf publicado pela Folha de S. Paulo na semana passada, sobre o projeto para construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Guarulhos/ Cumbica. A proposta anunciada promete duplicar a capacidade do aeroporto de 20 milhões para cerca de 40 milhões de passageiros ao ano, que tem reforçada a necessidade da sua execução com a aproximação da realização da Copa do Mundo no Brasil. O projeto prevê 230 mil m2 e terá condições para receber 19 milhões de passageiros. Isso demonstra a ousadia e a visão futurista de Paulo Maluf quando, mesmo sofrendo duras críticas, até mesmo sendo alvo de uma ação popular, realizou a obra, conforme relata no mencionado artigo.
Uma demonstração notória de que o governador Paulo Maluf agiu acertadamente ao executar a obra em Guarulhos é o fato de, à época, a obra ser considerada uma obra faraônica, desnecessária, e hoje o terminal ter superlotação e precisar de ampliação urgentemente.
O artigo do ex-governador, intitulado Ampliar Guarulhos ou Covardia?, relata todo o processo de criação do aeroporto, que se deu de 1979 a 1982, quando era governador de São Paulo. De acordo com o artigo, a obra foi alvo de uma grande campanha negativa, inclusive de uma ação popular contra o investimento. Segundo o artigo, a obra somente se concretizou graças a uma parceria do governo do Estado com o Ministério da Aeronáutica, em que se aproveitou a experiência dos militares, a ampla área existente no lugar onde já funcionava a Base Aérea de Cumbica, e os recursos do governo de São Paulo. A opção por Guarulhos ocorreu ao mesmo tempo em que foi construída a Rodovia dos Trabalhadores (hoje Airton Senna), permitindo rápida ligação do novo aeroporto à Capital paulista, conta o ex-governador em seu artigo.
A grande capacidade de avaliação e o espírito empreendedor de Paulo Maluf credenciam-no a alertar na publicação que não há tempo a perder para a ampliação de Guarulhos e viabilização de Viracopos, medidas que viriam a desafogar toda a demanda proveniente do interior do Estado.
Sobre os recursos necessários para a obra, o ex-governador finaliza: "E não se use o falso argumento de falta de verbas. Se tem para o Trem Bala, não há que faltar para o transporte aéreo."
*Antonio Salim Curiati é médico, deputado estadual pelo PP e líder da bancada na Assembleia
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Alesp aprova título de Interesse Turístico para 70 municípios paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Alesp aprova urgência de projetos que dão título de Interesse Turístico a 70 municípios paulistas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Na Alesp, trabalhadores promovem audiência sobre futuro da Avibras, que acumula 30 meses de atrasos
- Alesp aprova projeto que reestrutura e amplia Defensoria Pública no estado
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações