Frente Pró-Envelhecimento Saudável debate vantagens do Tai Chi Chuan


26/05/2004 19:53

Compartilhar:

Deputada Maria Lúcia Prandi, ao centro, preside a Frente Parlamentar Pró-envelhecimento Saudável<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Envelhecimento-Prandi1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Apresentação do Coral da Terceira Idade da Vila Ema<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Envelhecimento-Prandi2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

A Frente Parlamentar Pró-envelhecimento Saudável, presidida pela deputada Maria Lúcia Prandi (PT), realizou audiência pública nesta quarta-feira, 26/5, sobre o tema Medicina Chinesa, com destaque para a prática de Tai Chi Chuan.

O professor de Tai Chi Chuan David Roberto de Almeida, que ensina essa matéria na Universidade Católica de Santos e pertence ao Conselho Municipal do Idoso e ao Núcleo de Apoio a Terceira Idade da Baixada Santista, ressaltou as diferenças entre a medicina chinesa e a ocidental. Sugeriu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em visita à China, assine convênio com o governo daquele país permitindo a troca de informações entre as faculdades de medicina brasileiras e chinesas.

Almeida também explicou que as técnicas do Tai Chi Chuan visam o equilíbrio energético do ser humano, preservando a saúde. Segundo ele, os benefícios comprovados são muitos: aumentam a capacidade mental, dão flexibilidade à coluna vertebral, equilibram a visão - dispensando o uso dos óculos -, são excelentes no tratamento da artrite reumática, melhoram a circulação e a força muscular e aumentam a imunidade, ou seja, previnem o envelhecimento.

Maria Lucia Prandi destacou a importância do evento e afirmou: "Para podermos escolher as melhores ações com o objetivo de aumentar nossa qualidade de vida, primeiro precisamos conhecer o que existe e isso é um direito nosso".

O evento também contou com a participação especial do Coral da Terceira Idade da Vila Ema, regido por Maripê Marcondes Soares Cabrera.

alesp