Atendimento a portadores de epilepsia


07/04/2005 11:23

Compartilhar:

Deputado Giba Marson<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/giba7abril.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da Assessoria do deputado Giba Marson

O líder do PV, deputado Giba Marson, solicitou informações ao secretário Estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, a fim de saber se existe algum cadastro que quantifique o número de portadores de epilepsia no Estado de São Paulo e se há algum tipo de atendimento especializado na rede pública de saúde. O deputado constatou que esses doentes necessitam de acompanhamento médico constante e sofrem com as dificuldades na obtenção dos medicamentos específicos.

Ao lado de membros da Associação Brasileira de Epilepsia (ABE), o parlamentar quer abrir espaço no Legislativo para discutir essas questões, pois, a falta de informação tem sido a principal responsável pelas dificuldades enfrentadas pelos pacientes.

Segundo a assistente social e diretora da ABE, Regina Silvia Alves Muszkat, a epilepsia atinge em torno de 3% da população, mas a sociedade em geral não tem conhecimentos suficientes sobre a doença e fica sem saber como lidar com ela, sobretudo nos momentos de crise . Uma crise epiléptica muitas vezes é confundida com embriaguez, loucura ou possessão demoníaca.

Para o deputado, é importante que o Estado forneça todas as informações solicitadas para que o assunto passe a fazer parte da pauta de discussões da sociedade, a fim de acabar com o estigma que acompanha os pacientes. "Vamos abrir espaço para discutir o problema da epilepsia na Assembléia Legislativa, nos meios de comunicação, nas escolas e universidades, nas igrejas, clubes, associações e comunidades em geral, para desmistificar a doença e permitir que os portadores de epilepsia tenham acesso a um atendimento médico digno."

A epilepsia é um distúrbio do cérebro e se expressa por crises repetidas manifestadas de diversas maneiras. A mais conhecida é identificada como "ataque epiléptico", um tipo de crise em que a pessoa pode cair ao chão e apresentar contrações musculares em todo o corpo.

alesp