Suplentes tomam posse na Assembleia Legislativa


05/01/2009 16:49

Compartilhar:

Marco Porta<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2009/Marco Porta (15 of 23).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Neder<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2009/Carlos Neder (21 of 24).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A população paulista tem a partir desta segunda-feira, 5/1, quatro novos representantes na Assembleia Legislativa. Marco Porta (PSB), Hélio Nishimoto (PSDB), Beth Sahão e Carlos Neder, ambos do PT, assumiram o mandato de deputado estadual em vagas deixadas por deputados eleitos prefeitos em 2008. Outros dois suplentes convocados para tomar posse, José Caldini Crespo (DEM) e Cássio de Castro Navarro (PSDB), decidiram utilizar prerrogativa prevista pelo Regimento Interno e deverão ser empossados até o final deste mês de janeiro.

O presidente da Casa, deputado Vaz de Lima, abriu a reunião explicando que a sessão que dá posse aos suplentes é um ato da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa. Ele se referiu aos atos publicados no Diário Oficial de 3/1, que convocaram os suplentes em virtude da renúncia dos deputados Valdomiro Lopes (PSB), eleito prefeito de São José do Rio Preto; Sebastião Almeida (PT), de Guarulhos; Antonio Carlos (PSDB), de Caraguatatuba; Cido Sério (PT), de Araçatuba; Dárcy Vera (DEM), de Ribeirão Preto; e Marco Bertaiolli (DEM), de Mogi das Cruzes. O petista Mário Reali, eleito prefeito de Diadema, renunciou em dezembro e foi substituído por Fausto Figueira, que tomou posse em 22/12.



Legítimos representantes

Falando em nome da Mesa Diretora, Jonas Donizette (PSB), que participou da reunião em substituição ao 2º secretário, destacou que os empossados receberam a confiança do povo paulista para representá-lo, por força dos milhões de votos que receberam na eleição de 2006. "Apenas pela limitação numérica, das 94 cadeiras desta Casa, não estão ainda esses legítimos representantes na titularidade do mandato", afirmou Donizette, que sugeriu aos novos parlamentares que usem toda sua habilidade e talento no exercício do mandato.

Os novos deputados fizeram a leitura do compromisso oficial de posse, no qual declararam a disposição de desempenhar suas atribuições em benefício geral do Estado de São Paulo em concordância com as normas constitucionais.

Beth Sahão disse que seu retorno à Casa - a petista foi deputada na legislatura de 2003/2006 - acontece sob forte emoção e alegria. Segundo Sahão, a região onde se localiza sua cidade - Catanduva - precisa crescer em número de representantes. Ela defendeu visibilidade e dinamismo para o parlamento e manifestou preocupação com a população mais carente. "Devemos dar à população o que ela quer e espera", considerou.

O deputado Marco Porta, antes vereador de Taboão da Serra, fez questão de nomear algumas das lideranças do município presentes ao ato de posse, e reiterar sua disposição de servir ao povo de São Paulo.

Embora natural de Presidente Prudente, Hélio Nishimoto nasceu para a política em São José do Campos, segundo informou. Vereador por três mandatos, Nishimoto, acompanhado de familiares e de autoridades da região, considerou sua posse um momento histórico para o Vale do Paraíba, que agora terá mais um deputado pelo PSDB. "Além das obrigações constitucionais que assumimos, saibam do meu compromisso com São José e região, com minha consciência e com Deus", declarou Nishimoto.

"Volto à Assembleia depois de dois anos na Câmara Municipal de São Paulo, para dar continuidade à tramitação dos projetos que aqui apresentei", afirmou Carlos Neder, que cumprimentou a Mesa Diretora pela posição, que classificou como corajosa e ousada, ao convocá-lo para a posse, dando, segundo ele, primazia aos partidos políticos e aos princípios da reforma política. Neder, o quinto suplente na coligação PT/PCdoB, foi convocado em virtude de o quarto suplente, Pedro Antonio Bigardi, ter trocado de partido. O petista defendeu a transparência pública, na imagem e na prática, e elogiou sua bancada pela oposição "qualificada e consistente, com a sensibilidade necessária para apoiar propostas importantes para o Estado, mesmo que sejam da situação".

Além de Vaz de Lima e Jonas Donizette, participaram do ato solene o 1º secretário Donisete Braga e os deputados Barros Munhoz e Bruno Covas, do PSDB, Rui Falcão e Adriano Diogo, do PT, João Barbosa (DEM) e Gilmaci Santos (PRB). Também esteve presente o deputado federal Mendes Thame (PSDB/SP).

alesp