Fim de celas nas santas casas da Alta Paulista


07/04/2008 18:44

Compartilhar:

Donisete Braga (à dir.) examina cela na Santa Casa de Pacaembu<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/DONISETE CELA 1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/DONISETE CELA 2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Donisete Braga (PT) voltou a denunciar na tribuna da Assembléia Legislativa, nesta segunda-feira, 7/4, a existência de celas nas santas casas do interior do Estado para atender presidiários. "Há um mês e meio visitei a região da Alta Paulista. Naquele momento não havia presos na Santa Casa de Pacaembu. Neste fim de semana estive novamente no local e dois presos estavam sendo atendidos", disse.

Donisete, 1º secretário da Casa, observa que além de tirar vagas da população, o atendimento aos presos em hospitais públicos coloca em risco os profissionais da saúde e as pessoas que procuram auxílio médico. "Os riscos ocorrem principalmente durante as tentativas de fuga ou de resgate. Como em boa parte dos 35 municípios da região existe penitenciárias, o mais correto seria o governo do Estado construir um hospital penitenciário para atender a população carcerária", defende o deputado.

O parlamentar lembra que a partir da primeira constatação da existência de celas na Santa Casa de Pacaembu para atender presos ele ingressou com representação ao Ministério Público Estadual pedindo providências. Na representação, citou ainda a existência de celas nas santas casas de Mirandópolis, Osvaldo Cruz e Lucélia. "Agora apelo ao governador José Serra para que peça ao secretário da Administração Penitenciária o fim das celas nas santas casas e ofereça uma alternativa de atendimento médico aos presos da região".

Donisete Braga defendeu ainda no discurso o revigoramento econômico da região. Para ele, a Alta Paulista já foi a região de café, arroz, amendoim e agropecuária, mas agora o que predomina é a cultura da cana-de-açúcar. "A Alta Paulista poderá redescobrir sua vocação e retomar o potencial econômico desde que o Estado descentralize os investimentos", comenta.

Para o deputado, a conclusão das obras da ponte sobre o rio Paraná, ligando São Paulo a Mato Grosso do Sul, é uma iniciativa que poderá atrair investimentos à região. "A obra está sendo concluída com recursos do Estado e do Programa de Aceleração Econômica (PAC), do governo federal. Se houver planejamento, poderemos atrair investimentos que posam gerar empregos e renda para a região", disse.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp