Comemoração do Dia Nacional dos Aposentados lota plenário da Assembleia


09/03/2009 17:02

Compartilhar:


Com o plenário e a galeria lotados de aposentados e pensionistas vindos das diversas regiões do Estado, por iniciativa do deputado Campos Machado, líder do PTB na Assembleia, foi realizada na manhã desta segunda-feira, 9/3, sessão solene para comemorar o Dia Nacional dos Aposentados.

Depois de lembrar os esforços empreendidos em favor dos aposentados no Congresso Nacional pelo senador Romeu Tuma (PTB/SP) e pelo deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), Campos Machado chamou a atenção para o sentido de luta que representa o dia de hoje. "Fico feliz de ver este plenário repleto de aposentados e pensionistas que estão aqui buscando os mesmos horizontes, o mesmo sonho", falou, acrescentando que "a partir de hoje não temos apenas uma luta de palavras, mas uma luta pela vitória dos aposentados e pensionistas através de uma grande corrente pelos aposentados".

Durante a comemoração do Dia Nacional dos Aposentados, realizada nesta segunda-feira, 9/3, Campos Machado anunciou a decisão do PTB de não aceitar que nenhum de seus senadores ou deputados votem contra projetos que beneficiem os aposentados brasileiros. "Quem votar contra pode até perder o mandato. Desafio os demais partidos a fazerem o mesmo", asseverou.

Antes de encerrar a sessão, o 1º vice-presidente do Legislativo paulista, deputado Waldir Agnello (PTB), que presidiu os trabalhos, falou da necessidade de valorização das representações das diversas categorias. "Não há como uma categoria ter seus direitos preservados ou questionados se não houver uma representação. É importante que haja porta-vozes nas casas legislativas que lutem pela causa dos aposentados e pensionistas", considerou.



Em Brasília

"Lutamos para recompor aquilo que lhes é tirado em um estelionato permanente. Por isso temos que derrubar o fator previdenciário de qualquer forma", falou o senador Romeu Tuma, conclamando os presentes a se engajarem na luta pela aprovação de projetos federais que beneficiem os aposentados.

No mesmo sentido, falou o deputado Arnaldo Faria de Sá. "Meu voto é pela recomposição dos vencimentos de aposentados e pensionistas, que não podem esperar mais, pois o maior custo de vida deste país é o deles, pois gastam com remédios e têm de pagar planos de saúde caríssimos", ponderou, asseverando que "o que tem que ser preservada, neste país, é a previdência social pública, com valorização de aposentados e pensionistas que ganham mais de um salário mínimo".



Representantes

Benedito Marcílio, presidente da Associação de Aposentados e Pensionistas do ABC lembrou que mais de 15 milhões de aposentados estão endividados, pagando mais de 30% de juros ao ano, devido ao empréstimo consignado. Para ele, "nossa única esperança é que o projeto de recomposição salarial seja aprovado na Câmara dos Deputados e que o presidente Lula tenha o bom senso de sancioná-lo".

Antônio Alves da Silva, presidente de departamentos e associações de Aposentados e Pensionistas do Estado de São Paulo, lembrou que o governo federal não acatou os 6,23% propostos, dando apenas 5,92% de aumento no salário mínimo. E conclamou: "Precisamos que os deputados estaduais se organizem na luta pelos aposentados e nos ajudem a aprovar nossas propostas em Brasília".

Representando a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Adalberto Madur considerou que "temos uma luta justa e que precisa ser levada adiante, e essa luta pode ser expressa pelo voto consciente nas eleições".

Por fim, Varlei Martins Gonçalez, da Federação Brasileira de Aposentados e Pensionistas, falou da necessidade de luta. "Precisamos mesmo é do movimento. Levar os aposentados para as ruas para defender seus direitos", disse, conclamando todos a participar das manifestações em favor dos aposentados que ocorrerão às 11h30 do próximo dia 20, inclusive com a tentativa de fechamento da ponte Rio-Niterói e das BRs 101 e 116.



Esportes e Turismo

Depois de fazer um balanço do que sua pasta tem oferecido a aposentados e pensionistas, como os Jogos do Idoso que, em 2008, reuniu mais de 20 mil participantes "na busca de qualidade de vida aos aposentados e atletas como mais de 60 anos de idade", o secretário de Estado de Esportes e Turismo, Claury Alves da Silva, ressaltou que "hoje é um dia de luta pela dignidade do aposentado".

alesp