Passeata marcará julgamento de policiais acusados da morte de dentista


01/08/2005 18:24

Compartilhar:

Família do dentista Flávio Sant"Ana, morto em fevereiro de 2004 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/coletiva3-mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Diversos representantes de movimentos sociais ligados ao movimento negro e de direitos humanos do Estado de São Paulo reuniram-se na Assembléia Legislativa nesta segunda-feira, 1º/8, para divulgar carta manifesto assinada pela família do dentista Flávio Sant"Ana, morto em fevereiro de 2004 por policiais militares próximo ao aeroporto de Guarulhos. O documento comunica que uma passeata marcará o julgamento dos acusados. A concentração ocorrerá no dia 3/8, a partir das 8h30, em frente à sede do jornal Estado de S. Paulo e seguirá rumo ao Fórum Regional de Santana, também situado na av. Engenheiro Caetano Álvares, no bairro do Limão.

A carta foi assinada também por 40 entidades e pede um basta à impunidade, ao racismo, à violência policial e às chacinas. O texto diz que "Flávio foi parado pelos policiais porque era negro e dirigia um carro. Recebeu dois tiros e, após sua morte, os policiais colocaram em seu bolso documentos de um comerciante que havia sido assaltado e uma arma com registro raspado para simular resistência. O comerciante declarou que o dentista não era o assaltante e a verdade apareceu".

O manifesto lembra que, entre os meses de junho e julho de 2005, a polícia matou 19 pessoas em quatro chacinas ocorridas em Diadema (Morro do Samba e Jardim Portinari), Tremembé e Francisco Morato.

alesp