Deputado discute instalação das Freencops nos municípios


06/01/2005 18:10

Compartilhar:

Maria Cristina Pompermayer, deputado Arnaldo Jardim e Cláudio Miranda<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/AJARDIM06jan05.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Arnaldo Jardim, coordenador da Frente Parlamentar pelo Cooperativismo na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, recebeu nesta quinta feira, 6/1, no Gabinete da Liderança do PPS, o vereador de Jundiaí Cláudio Miranda acompanhado por Maria Cristina Pompermayer, da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP).

No encontro, o vereador Claudio Miranda, que é membro da Freencop, criada na Câmara Municipal de Jundiaí no ano de 2001, sugeriu ao deputado Arnaldo Jardim a criação da "Frente" em outros municípios do Estado de São Paulo. Ele lembrou que Jundiaí é a única cidade paulista que tem instalada a Frencoop, cujos membros (vereadores) procuram dar retaguarda ao cooperativismo no município por meio da Câmara Municipal, que organizou a Semana Municipal do Cooperativismo, quando foram realizadas audiências públicas para debater o tema.

Ao deputado Arnaldo Jardim, coordenador da Frencoop estadual, foi solicitada sua intermediação com os municípios para que sejam implantadas as frentes. Para Cristina Pompemayer, "a idéia é ajudar nos municípios a formação e constituição de cooperativas através de um instituto que está sendo criado para essa finalidade pela OCESP". Ela lembrou ainda que a maior dificuldade está em conscientizar as pessoas. "É preciso mostrar o que é o cooperativismo, sua importância, seu funcionamento e que esta é realmente a forma mais fácil de as pessoas se organizarem na sociedade", frisou.

O líder do PPS na Assembléia Legislativa recebeu com entusiasmo a idéia, revelando que irá se empenhar para concretizar a implantação da Frencoop em municípios do Estado de São Paulo. Ressaltou ainda que "a criação de Frencoop's municipais seria ferramenta de grande utilidade para as cooperativas, pois teriam um respaldo do Legislativo em suas ações, bem como os prefeitos e vereadores recém-eleitos e empossados teriam a oportunidade de defender a bandeira do cooperativismo".

alesp