Projeto incentiva biblioteca comunitária em todo o Estado


03/05/2007 18:11

Compartilhar:

Ana Perugini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Ana Perugini 0191.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Incentivar a leitura com a implantação de bibliotecas em todo o Estado, inclusive em parceria com prefeituras e outras instituições públicas e privadas, além de organizações não governamentais (ONGs). Esse é o principal objetivo de projeto de lei de autoria da deputada Ana Perugini (PT) que tramita na Assembléia Legislativa. Em um dos trechos da argumentação em defesa do programa, a ser adotado pelas secretarias estaduais da Educação e de Cultura, a deputada chama a atenção para o baixo índice de leitura não só em São Paulo como em todo o Brasil, e também para a dificuldade de acesso da população a livros didáticos, de pesquisa e literários, fatores que ajudam a consolidar um ambiente de crise na área educacional.

"Vivenciamos um momento de profunda crise de paradigmas e valores. Olhando para os lados, assistimos a muitas falências e alguns desesperos. A superação dessa crise só será possível se a sociedade se libertar dos mecanismos econômicos e potencializar os valores culturais de afirmação de identidades e de diferenças". E, diante desse quadro nada animador que identificou na sociedade, Ana Perugini propõe um caminho afirmativo para a transformação do cenário paulista e brasileiro: "Precisamos, sim, afirmar a diversidade cultural e a criatividade, valores que dão razão à existência da humanidade".

Ao estabelecer a oportunidade da parceria entre governo do Estado, administrações municipais e entidades, Ana Perugini quer desenvolver a cultura da solidariedade na união dos vários segmentos sociais. Acima de tudo, as novas bibliotecas devem atender preferencialmente as cidades do interior e os bairros da capital que ainda não dispõem de unidades nem públicas nem comunitárias.

Com o projeto, a deputada Ana Perugini pretende valorizar a cultura do Estado, "o compromisso com o avanço, com a cidadania, com a inclusão e com a justiça". A cultura como compromisso de formação de um país melhor, de um Estado melhor e de uma cidade melhor deve reunir a força, a energia e a vitalidade para enfrentar os desafios da escalada de violência e da realidade dos "meninos-falcões", como são chamados os adolescentes recrutados pelo crime organizado em grandes municípios e metrópoles brasileiras, concluiu a deputada.

aperugini@al.sp.gov.br

alesp