Ilha Solteira oferece vasta fauna e flora regional



Quem chega a Ilha Solteira, encontra uma cidade única, com um povo hospitaleiro, aberta a todos que a visitam. Tem como marco o turismo, a tecnologia e a cultura. O visitante pode desfrutar de praias artificiais, três grandes rios: o Paraná, o Tietê e o São José dos Dourados que propiciam a prática de esportes náuticos e lazer; a usina hidrelétrica, a Unesp e o Centro de Conservação da Fauna Silvestre que nos lançam tecnologicamente à frente. O mais importante: a sensibilidade do povo ilhense que se aflora nas mais diversas manifestações culturais. Considerando essa diversidade, Ilha Solteira, em 13 de abril de 2000, tornou-se oficialmente uma estância turística.
Ilha Solteira é uma ilha fluvial situada a 800m da jusante da usina hidrelétrica local.Recebeu essa denominação por localizar-se, a 12 quilômetros dela, um arquipélago fluvial com cinco ilhas, de nome Cinco Ilhas. Desta forma, a ilha, por estar sozinha, foi chamada Ilha Solteira. A ilha é repleta de espécies nativas da fauna e da flora regional, possui 2.000 m de comprimento por cerca de 300 m de largura.
A cidade de Ilha Solteira começou a receber seus primeiros moradores no dia 15 de outubro de 1968, surgindo em razão do enorme contingente de mão-de-obra necessária à construção da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira. O nome da usina e do núcleo urbano originou-se da ilha fluvial com o mesmo nome, existente no rio Paraná. Construída pela Cesp, a cidade foi resultado de um planejamento urbano e manteve praticamente seu traçado pouco modificado, enquanto permaneceu sob administração da referida empresa. Em outubro de 1970, a nomenclatura das vias e logradouros da cidade foi estabelecida de acordo com o mapa do Brasil, onde cada alameda corresponde ao nome de um Estado e cada quadra, chamada de "passeio" recebeu o nome de uma cidade do Estado a que se refere à alameda.
Ilha Solteira foi distrito da cidade de Pereira Barreto até a emancipação em 30 de dezembro de 1991, cuja dinâmica do mercado imobiliário começou a interferir nas modificações do espaço. Passou a ter identidade própria, com mudanças significativas, assumindo sua autonomia. Foi elevada à categoria de estância turística em 13 de abril de 2000 e decretada Ilha Capital da Cultura por meio do Decreto 2241, em 29 de junho de 2001. E no dia 29 de abril de 2005, por meio da Lei Complementar 877/2000, foi elevada à condição de comarca.
A cidade localiza-se no extremo noroeste do Estado de São Paulo, na margem paulista do Rio Paraná, logo abaixo da confluência com o rio São José dos Dourados. Limita-se com os municípios de Rubinéia, Itapura, Pereira Barreto, Selvíria (MS), Suzanapólis e Andradina. O município é banhado pelos rios Paraná (oeste), Tietê (sul) e São José dos Dourados (centro).
Como chegar
As rodovias de acesso à Ilha Solteira são a Washington Luiz (SP-310) ou a Marechal Rondon SP-300 e a Gerson Dourado de Oliveira (SP-595). Também pode-se acessar a Euclides da Cunha (SP-320) e a SP-595 desde Santa Fé do Sul.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Dia da Policial Militar Feminina exalta conquistas e promove reflexão sobre igualdade na corporação
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Alesp nomeia integrantes das comissões permanentes para o segundo biênio da 20ª Legislatura
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações