Ilha Solteira oferece vasta fauna e flora regional


28/07/2008 18:38

Compartilhar:

Unesp I<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/Unesp I Solteira.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Avenida Brasil<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/Ilha-Solteira---Avenida-Brasil.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barragem de Ilha Solteira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/Barragem em Ilha solteira.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Quem chega a Ilha Solteira, encontra uma cidade única, com um povo hospitaleiro, aberta a todos que a visitam. Tem como marco o turismo, a tecnologia e a cultura. O visitante pode desfrutar de praias artificiais, três grandes rios: o Paraná, o Tietê e o São José dos Dourados que propiciam a prática de esportes náuticos e lazer; a usina hidrelétrica, a Unesp e o Centro de Conservação da Fauna Silvestre que nos lançam tecnologicamente à frente. O mais importante: a sensibilidade do povo ilhense que se aflora nas mais diversas manifestações culturais. Considerando essa diversidade, Ilha Solteira, em 13 de abril de 2000, tornou-se oficialmente uma estância turística.

Ilha Solteira é uma ilha fluvial situada a 800m da jusante da usina hidrelétrica local.Recebeu essa denominação por localizar-se, a 12 quilômetros dela, um arquipélago fluvial com cinco ilhas, de nome Cinco Ilhas. Desta forma, a ilha, por estar sozinha, foi chamada Ilha Solteira. A ilha é repleta de espécies nativas da fauna e da flora regional, possui 2.000 m de comprimento por cerca de 300 m de largura.

A cidade de Ilha Solteira começou a receber seus primeiros moradores no dia 15 de outubro de 1968, surgindo em razão do enorme contingente de mão-de-obra necessária à construção da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira. O nome da usina e do núcleo urbano originou-se da ilha fluvial com o mesmo nome, existente no rio Paraná. Construída pela Cesp, a cidade foi resultado de um planejamento urbano e manteve praticamente seu traçado pouco modificado, enquanto permaneceu sob administração da referida empresa. Em outubro de 1970, a nomenclatura das vias e logradouros da cidade foi estabelecida de acordo com o mapa do Brasil, onde cada alameda corresponde ao nome de um Estado e cada quadra, chamada de "passeio" recebeu o nome de uma cidade do Estado a que se refere à alameda.

Ilha Solteira foi distrito da cidade de Pereira Barreto até a emancipação em 30 de dezembro de 1991, cuja dinâmica do mercado imobiliário começou a interferir nas modificações do espaço. Passou a ter identidade própria, com mudanças significativas, assumindo sua autonomia. Foi elevada à categoria de estância turística em 13 de abril de 2000 e decretada Ilha Capital da Cultura por meio do Decreto 2241, em 29 de junho de 2001. E no dia 29 de abril de 2005, por meio da Lei Complementar 877/2000, foi elevada à condição de comarca.

A cidade localiza-se no extremo noroeste do Estado de São Paulo, na margem paulista do Rio Paraná, logo abaixo da confluência com o rio São José dos Dourados. Limita-se com os municípios de Rubinéia, Itapura, Pereira Barreto, Selvíria (MS), Suzanapólis e Andradina. O município é banhado pelos rios Paraná (oeste), Tietê (sul) e São José dos Dourados (centro).

Como chegar

As rodovias de acesso à Ilha Solteira são a Washington Luiz (SP-310) ou a Marechal Rondon SP-300 e a Gerson Dourado de Oliveira (SP-595). Também pode-se acessar a Euclides da Cunha (SP-320) e a SP-595 desde Santa Fé do Sul.

alesp