Frente Parlamentar contra Fome - Ministro do Desenvolvimento Agrário participa de Fórum Contra a Fome
O equilíbrio entre o emergencial e o estrutural deve ser o objetivo das políticas públicas contra a fome, segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel. Os programas precisam se articular à política econômica de maneira a proporcionar a criação de um mercado interno forte que sustente a segurança alimentar. Para o ministro, que participou nesta sexta-feira, 5/3, do 1º Fórum da Frente Parlamentar Contra a Fome, na Assembleia Legislativa, o governo federal elegeu a luta contra a fome como o principal objetivo, pois a reincidência deste tema "envergonha a história da humanidade".
Para Cassel, não há, em pleno século 21, nenhuma razão para que a fome persista no mundo, uma vez que produzimos o suficiente para todos se alimentarem. Destacou, ainda, a reforma agrária como uma forte aliada na luta contra a fome, na medida em que a agricultura familiar e os assentamentos de reforma agrária têm maior produtividade do que a agricultura de escala. "O problema não é a falta de alimento, mas a ausência de articulação e organização da sociedade", afirmou o ministro, para quem agregar parlamento, sociedade civil e governos seria o caminho para a resolução do problema.
O Brasil possui legislação avançada nessa área, tendo inscrito recentemente, na Constituição, o direito à alimentação como um dos direitos fundamentais. Para o ministro, em consonância com a lei, tem de haver um esforço de todos os países na construção de políticas regionais de desenvolvimento. A criação do Fundo de Apoio à Agricultura Familiar do Mercosul seria uma tentativa de concretizar ações nesse sentido.
A Frente Parlamentar Contra a Fome foi lançada na Assembleia Legislativa, em maio de 2007, e busca, por meio de debates e pesquisas, propor políticas públicas e legislação que assegurem condições de produzir ou ter acesso a uma alimentação produtiva. O coordenador da Frente, deputado Simão Pedro (PT), presidiu os trabalhos do Fórum, após a abertura dos trabalhos pelo presidente em exercício da Assembleia, deputado Conte Lopes (PTB).
Painéis temáticos foram debatidos pelas autoridades e pelo público presente. O "Direito à Alimentação: elementos-chave para um quadro jurídico"; "Programas de Segurança alimentar e compras da agricultura familiar"; "Estratégias de combate à fome: participação cidadã" e "Cooperação Sul-Sul: o que os parlamentares podem fazer?", foram os temas em pauta. Participaram do debate Egídio Shappasson, coordenador do Comitê Internacional de Planejamento de Organizações Sociais para a Soberania Alimentar (CIP); Renato Maluf, presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA); Nazareno Fonteles, deputado federal e membro da Frente Parlamentar Contra a Fome na América Latina e Caribe; João Carlos Carcía Cebolla, coordenador regional da América Latina e Caribe da FAO; João Carlos Cardoso, presidente da Comissão de Agricultura do Parlatino; e Fausto Lupera, vice-presidente do Parlamento Andino. Representantes de organizações da sociedade civil e organismos internacionais, funcionários governamentais, acadêmicos, representantes de comunidades indígenas e quilombolas também participaram do debate.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Alesp homenageia professor Élcio Vieira e padre Rodrigo Natal com Colar de Honra ao Mérito
- Demissão de professores e salário de policiais pautam Sessão Ordinária da Alesp; assista
- Comissão de Infraestrutura aprova nome de novo diretor-presidente da Arsesp
- Audiência na Alesp se coloca contra projeto de Reforma Administrativa da Educação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações