Maior valorização dos professores é um dos desafios apontados em seminário


03/06/2011 20:53

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 Walter Vicioni Gonçalves<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/PNEpainelWalterGoncalvesMAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Targino de Araújo Filho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/PNEtargino de araujo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Dando sequência ao Seminário sobre o Plano Nacional de Educação desta sexta-feira, 3/6, o primeiro painel vespertino abordou o tema Universalização e Expansão do Ensino. O professor do Senai, Walter Vicioni Gonçalves, explanou sobre algumas metas previstas no PL 8.035/2010: ampliar a oferta de educação infantil de forma a alcançar 50% das crianças de três anos de idade; e universalizar o atendimento escolar da população de quatro e cinco anos de idade e o ensino fundamental (de nove anos) para toda a população de faixa etária entre seis a 14 anos.

A respeito do ensino médio, Mozart Neves Ramos, do movimento Todos Pela Educação, observou que, nessa fase, há um grande percentual de evasão escolar e baixo índice de aprendizagem. Segundo Ramos, em 2009, a porcentagem de alunos do ensino médio que absorveram conhecimento aprendido em sala de aula é de aproximadamente 11%. Sobre o ensino superior, o reitor da UFSCAR, Targino de Araújo Filho, afirmou que um dos objetivos é elevar a taxa bruta de matrícula para 50% da população de 18 a 24 anos, o que denominou como meta "extremamente ambiciosa", pois a proposta soma mais de 5 milhões de matrículas. "Não basta carregar um diploma, é preciso um diploma carregado de conhecimento", ressaltou Ramos, que identificou como um ponto fraco da educação superior o baixo índice de aprendizagem.

Segundo ele, o maior desafio que o magistério enfrenta ainda é a questão da valorização do profissional de educação. "Temos que resolver o problema central da questão: tornar a carreira do magistério objeto de desejo da juventude, que está terminando o ensino médio; oferecer uma formação sólida, um salário inicial atraente, um plano de carreira promissor", alertou Mozart Ramos.

alesp