Comunicação política é discutida na Assembléia


18/10/2005 16:22

Compartilhar:

Seminário promovido pelo ILP, pela Escola de Comunicação e Artes da USP e pelo Departamento de Comunicação da Assembléia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/semcompubl358mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Aparecida Baccega, professora de "Linguagem verbal nos meios de comunicação", da ECA<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/semcompublMaria Ap Baccega06mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A comunicação generalizada marca a estrutura da sociedade atual, envolvida pela pluralidade de discursos que interferem cada vez mais na vida de cada indivíduo. Esta foi uma das constatações das expositoras que trataram o tema "Comunicação Política", abordado nesta terça-feira, 18/10, no segundo seminário promovido pelo ILP, pela Escola de Comunicação e Artes da USP e pelo Departamento de Comunicação da Assembléia Legislativa.

Para Maria Aparecida Baccega, professora de "Linguagem verbal nos meios de comunicação", da ECA, o seminário é instrumento importante de contato com um público variado, além dos profissionais que trabalham no setor dentro do Parlamento paulista. Ela discorreu sobre o processo da comunicação e a influência da mídia na sociedade atual. "Vivemos imersos em discursos jurídicos, culturais, políticos, entre tantos outros que interferem na vida de cada indivíduo", lembrou.

Maria Immacolata Vassalo de Lopes, livre docente da Eca, apresentou o tema "Comunicação na Contemporaneidade". Ela ressaltou que a comunicação se transformou num processo que "marca a estrutura e o funcionamento da sociedade atual com suas mudanças tecnológicas ". A professora definiu a sociedade atual como a sociedade da comunicação generalizada.

Guilherme Wendel de Magalhães, diretor do Departamento de Comunicação da Assembléia Legislativa, destacou o atual processo de reformulação da comunicação no Parlamento paulista, que visa maior transparência e abrangência junto a um universo cada vez maior, que envolve também o público externo. Ele afirmou que estão sendo divulgadas as atividades desenvolvidas pela Assembléia por meio de seus diversos veículos de comunicação.

Na abertura do seminário, Celso Matsuda, presidente do ILP, afirmou o compromisso do instituto em trazer a comunicação pública como tema de seminário, em parceria com a Assembléia e com a ECA, considerando "os desafios propostos por esta que é uma das áreas mais importantes emergentes no campo da comunicação".

alesp