Conselho do Instituto do Legislativo Paulista elege representante dos servidores


06/06/2005 19:17

Compartilhar:

Eleição para o representante dos servidores da Assembléia Legislativa para o conselho deliberativo do ILP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ILP.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Desirée Sepe de Marco foi eleita com 178 votos, 31,8% do total de válidos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ILP3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) realizou nesta segunda-feira, 6/6, eleição para o representante dos servidores da Assembléia Legislativa em seu conselho deliberativo. O comparecimento à urna foi recorde: 548 servidores escolheram entre cinco candidatos: os servidores Celso Fontana, Desirée Sepe De Marco, Fátima Dinardi, Marcos Viana Van Acker e José Reinaldo Araldo, todos efetivos do quadro do Legislativo paulista.

Antes da abertura da urna e do início da apuração dos votos, o candidato Celso Fontana apresentou recurso propondo a realização de segundo turno caso nenhum dos inscritos alcançasse maioria absoluta (50% + 1 voto). A candidata Desirée Sepe apresentou contra-recurso verbal contra a pretensão de Fontana. A comissão eleitoral decidiu pela rejeição do recurso de Celso Fontana " que era subscrito por mais dois candidatos, em apoio " e resolveu encaminhá-lo à Mesa Diretora, instância superior de recurso.

Segundo Celso Matsuda, diretor-presidente do Instituto e presidente da comissão eleitoral, a alegação de que o edital não estabelecia em quantos turnos seria a eleição não a invalida, de vez que o procedimento já fora realizado dessa forma e teve resultados homologados, prevalecendo nesse caso a tradição e não cabendo, em pleno processo eleitoral, estabelecer novo regulamento.

Apesar de haver sido acolhida a segunda parte de seu recurso, que pedia o encaminhamento à instância superior em caso de rejeição, Fontana, inconformado, retirou-se do local de apuração, alegando não concordar com o procedimento.

Houve quatro votos nulos, um em branco. Desirée Sepe de Marco foi eleita com 178 votos, 31,8% do total de válidos. Os demais candidatos obtiveram a seguinte votação: Celso Fontana, 156 votos; Fátima Dinardi, 88 votos; Marcos Viana, 75 votos; José Reinaldo Araldo, 51 votos.

A candidata eleita foi empossada logo após a proclamação dos resultados. "A vitória é da qualidade de programação do instituto, e não se pode, neste momento, esquecer a figura especial de Maurílio Maldonado, que presidiu o órgão desde o início, e todas as pessoas que dedicaram seu tempo para construir toda a programação até hoje executada", declarou Desirée Sepe. Para ela, foi muito significativo o número de eleitores: "foi uma grande participação de todos os setores da Casa. Espero estar à altura dos encaminhamentos que se farão, ampliando a participação do servidor no instituto."



Instituto quer ampliar parcerias com universidades



Celso Matsuda, nomeado diretor-presidente do Instituto do Legislativo Paulista, quer aumentar a capacitação dos servidores da Assembléia Legislativa e tornar o instituto um instrumento de aperfeiçoamento do Poder Legislativo. Para isso, parcerias com mais universidades serão necessárias, a fim de levar a cabo cursos de extensão em gestão pública e elevar o órgão ao nível de "universidade do legislativo."

Matsuda " que é professor de marketing na Escola de Comunicações e Artes da USP e na Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero " acredita que o potencial da Assembléia e de seus funcionários deve ser aproveitado em benefício da sociedade. Para ele, esse potencial vai ter resultados tanto no trabalho de assessoramento dos deputados e do processo legislativo quanto de pesquisa.

"A iniciativa privada, a empresa, modernizou-se muito. A sociedade cobra dos serviços públicos a mesma modernidade, agilidade e conectividade", diz Matsuda. Ele sabe que isso depende um pouco da infraestrutura e um pouco da vontade política: "existe essa vontade política de parte da atual Mesa Diretora", afirma. "É preciso encontrar caminhos de aprimoramento, e isso vai ocorrer com o diálogo entre o Instituto, seu conselho e as entidades representativas."

alesp