Zona leste debate em audiência pública a modernização da CPTM


28/05/2004 15:59

Compartilhar:

Comissão de Serviços e Obras Públicas da Assembléia Legislativa em encontro em São Miguel Paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/diretaomesa27.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Simão Pedro

Cerca de 350 pessoas participaram na quarta-feira, 26/5, no cine Diretão, em São Miguel Paulista, da audiência pública que debateu a construção de três estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na região. Realizado pela Comissão de Serviços e Obras Públicas da Assembléia Legislativa, o encontro contou com a presença do presidente da CPTM, Mário Seabra Bandeiras, e de representantes de cerca de 50 movimentos sociais. O presidente da comissão, deputado Simão Pedro (PT), destacou o fato de o Parlamento paulista ter ido ao encontro dos moradores da Zona Leste. "O governo tem uma dívida histórica com a região", lembrou.

Participaram da audiência os deputados Sebastião Arcanjo (PT) e Ana Martins (PC do B); o supprefeito de São Miguel, Adalberto Dias de Souza; o líder comunitário Padre Ticão; representantes regionais do PT, PC do B, PSDB e PV, da Ordem dos Advogados do Brasil e comerciantes.

O presidente da CPTM informou que até o próximo dia 15 será publicado o edital de licitação da construção das estações Vila Mara e Jardim Romano, na região de São Miguel Paulista, e USP, em Ermelino Matarazzo. Segundo Bandeiras, toda a linha F será reformada, e a primeira estação a ser modernizada, com início dos trabalhos previsto para este ano, será a de São Miguel.

Cobrado por Simão Pedro, o presidente da empresa comprometeu-se a mandar para a comissão a maquete das três novas estações. Representantes de entidades sugeriram que a CPTM contrate mão-de-obra da região. Bandeiras disse que encaminhará o pedido à empresa que vencer a concorrência.

Uma comissão, criada durante o encontro, fará o acompanhamento das obras de reforma e construção, em que serão investidos R$ 170 milhões. O deputado Sebastião Arcanjo disse que, para desafogar o trânsito da cidade, é fundamental a modernização da ferrovia e dos transportes coletivos em geral. A deputada Ana Martins destacou a importância da luta das entidades da região e acrescentou que vitórias como a da USP Leste - cuja lentidão nas obras ela criticou - levarão desenvolvimento à Zona Leste.

spedro@al.sp.gov.br

alesp