Empresários e deputado voltam a discutir reativação de ramal ferroviário


17/05/2006 10:41

Compartilhar:

Deputado João Caramez (dir.) e empresários participam de reunião na CDP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CARAMEZaudferroviafiespmineracao 009.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Empresários do Vale do Ribeira estiveram nesta terça-feira, 16/5, com o deputado João Caramez (PSDB), na Companhia Paulista de Desenvolvimento (CPD), em encontro com o diretor Mário Silvério, que intermedeia a discussão em torno da reativação do ramal ferroviário Cajati"Santos.

O encontro foi acompanhado pelo prefeito de Registro, Clóvis Vieira Mendes, e contou com as presenças de Roberto Toledo, diretor-presidente da Ibisa; de José Wagner Ferreira e José Guilherme Figueira da Cruz, da Secretaria de Ciências e Tecnologia; de Mário Sérgio Matsumoto, da Secretaria dos Transportes; de Fernando Valverde e Eduardo Machado, da Associação Nacional de Entidades de Produtores de Agregados para Construção Civil; de Sérgio Feijão e Fábio Aguiar Menezes, da Rede Ferroviária; de Ricardo César Bertelli Cabral, da Associação dos Mineradores de Areia do Vale do Ribeira e Baixada Santista; e de Alberto Ataliba, do Grupo Estrutural.

A reativação do ramal Cajati"Santos tem sido o motivo de encontros propostos pelos empresários que, através do deputado João Caramez, obtiveram o apoio da Companhia Paulista de Desenvolvimento, que busca junto às permissionárias da rede ferroviária uma solução viável para atender o transporte de cargas do Vale do Ribeira até a Baixada Santista.

A Brasil Ferrovia era a responsável pelo trecho, e não demonstrou interesse em investir na reativação do ramal. No mês passado, a companhia foi vendida à América Latina Logística (ALL). Os empresários e o deputado João Caramez se encontraram com representantes da ALL na tentativa de conseguir levar adiante o projeto de reativação do ramal ferroviário.

A viabilidade do projeto também depende das ações do governo, que, segundo seus representantes, tem um grande interesse na reativação, uma vez que a ferrovia contribui para o descongestionamento das rodovias e torna o transporte de carga mais viável economicamente para as empresas.

O deputado João Caramez afirmou que é muito importante o avanço das discussões, pois o ramal ferroviário poderá atender, também, às empresas do sul, visto que um terminal logístico em Cajati poderá ser a solução para o retorno dos investimentos previstos para a reativação do ramal ferroviário.

Caramez acredita na negociação com a ALL, pois dados da região demonstram um grande potencial de carga a ser transportada no trecho.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp