Frente em defesa da mulher completa um ano de trabalhos


24/06/2008 17:02

Compartilhar:

Audiência pública em Hortolândia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/ANA PERUGINI FRENTE MULHER.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, coordenada pela deputada Ana Perugini (PT), comemorou um ano de trabalhos com a audiência pública "Mulheres Empreendedoras", na Câmara Municipal de Hortolândia, nesta sexta-feira, 20 de junho.

A pauta foi escolhida em virtude da presença cada vez mais marcante da mulher no mercado de trabalho. Apesar disso, muitas mulheres ainda se sentem inseguras para assumir desafios empreendedores. Ana Perugini apresentou dados sobre a trajetória feminina a partir dos anos 70, quando a maioria das mulheres no mercado de trabalho era formada por jovens, realidade que se modificou. Hoje, segundo pesquisas, a maioria é composta por mulheres acima de 30 anos, casadas e com filhos, o que comprova a necessidade de contribuir com o rendimento familiar.

Como resultado das reuniões que promoveu na capital e no interior paulista, cerca de 40 encontros, ao longo de um ano de trabalho da frente, Ana Perugini apresentou proposituras à Alesp com o objetivo de promover políticas públicas afirmativas. É dela a indicação ao governo do Estado para a criação de uma Secretaria Especial para Mulheres. A deputada também apresentou projeto que inclui a vacina contra o HPV, vírus que pode causar o câncer de colo uterino, na rede pública de saúde, e a criação da Semana de Conscientização sobre Endometriose e Infertilidade. A endometriose é considerada uma doença da mulher moderna e ainda pouco conhecida pela sociedade.

Para a deputada, atuar na causa feminina é uma necessidade diante da discriminação contra o sexo feminino existente ainda nos dias de hoje nos âmbitos social, familiar e profissional. Além da violência doméstica, que registra números elevados, a mulher enfrenta o desafio profissional e, na maioria dos casos, continua ganhando salários menores que os de um homem que ocupa a mesma função.



aperugini@al.sp.gov.br

alesp