Legado de Montoro em debate


09/05/2008 17:43

Compartilhar:

 Guilhon Albuquerque, Rezeck, Bragato, Sapienza e Jorge Machado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/SAPIENZA LEGADO MONTORO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os deputados Vitor Sapienza (PPS), Mauro Bragato (PSDB) e Uebe Rezeck (PMDB) participaram de um debate com o cientista político José Augusto Guilhon Albuquerque sobre o legado do ex-governador Franco Montoro. O evento, gravado nesta quinta-feira, 8/5, foi mediado pelo jornalista Jorge Machado, do programa Arena Livre, da TV Alesp, e irá ao ar nesta segunda-feira, 12/5, às 21h.

Vitor Sapienza lembrou sua participação no governo Montoro, quando era fiscal de renda da Secretaria da Fazenda. Nessa ocasião, o Estado passava por dificuldades financeiras. Durante uma reunião, Montoro ouviu suas sugestões, assim como de outros participantes, sobre o grande trabalho que deveria ser feito para o equilíbrio das finanças do Estado.

Para Sapienza, Montoro foi um criador de talentos. Seu secretariado era do porte de um ministério. O deputado falou, ainda, da capacidade de Montoro de delegar aos subordinados a resolução de problemas do governo. Albuquerque, organizador do livro O legado de Montoro, que foi o mote do programa, disse que o ex-governador determinava tarefas a seus secretários e outros subordinados e depois cobrava a execução.

Mauro Bragato destacou, entre outras questões, que o governo Montoro era tido como realizador de pequenas obras. "Mas construiu mais de quatro mil quilômetros de estradas vicinais, que foram importantes para o desenvolvimento do nosso interior", lembrou.

Já o deputado Uebe Rezeck ponderou que, além de outras qualidades, o ex-governador era um homem conciliador, preocupado com o cidadão. "Ele dizia que o cidadão mora no município, não no Estado, nem na União. É no município que ele tem suas atividades", declarou.

Ao final, Sapienza resgatou a informação de que o salário-família foi implementado por Montoro, à época em ele foi ministro do Trabalho.



vsapienza@al.sp.gov.br

alesp