Santos tem o maior jardim beira-mar do mundo

Estâncias Paulistas
30/08/2010 20:00

Compartilhar:

Bonde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/santosBONDE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jardim beira-mar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/santosJardimabeiramar.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/santos.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Porto de santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/santosPorto.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alfândega<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/santosALFANDEGA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Santos é uma das cidades mais antigas do Brasil. Localizada no litoral sul do Estado de São Paulo, está a 68 quilômetros da capital, e seu acesso é pelo sistema Anchieta-Imigrantes. Santos abriga o maior complexo portuário da América Latina, construído no início do século XX, fase de grande progresso como escoadouro de café.

Santos tem como principais atividades econômicas comércio, turismo, pesca e porto. Possui seis praias (Boqueirão, Embaré, José Menino, Ponta da Praia, Gonzaga e Aparecida), porém não há separação geográfica entre elas, que levam nomes diferentes apenas pela sua localização.

Toda a extensão da orla, de sete quilômetros, tem jardins belíssimos e bem cuidados, com áreas amplas para caminhadas, bancos para descanso e infraestrutura de sanitários e barracas ao longo da orla, além de belas árvores. É o maior jardim beira-mar do mundo.



Arquitetura



Foi o Centro Histórico, compreendido pelo quadrilátero entre as ruas São Bento, São Francisco, Constituição e o cais do porto, que primeiro viu surgir uma cidade próspera, vanguardista e, acima de tudo, bonita. Prédios, praças, ruas e vielas até hoje compõem um cenário que se caracteriza como conjunto arquitetônico dos mais importantes dentre os remanescentes no Brasil.

Do simples colonial ao rebuscado barroco, da austeridade vitoriana à suntuosidade neoclássica, a diversidade de estilos marca presença nas fachadas de Santos. O bom estado de preservação caracteriza os imóveis construídos para ocupação militar, residencial, comercial ou religiosa, já que a cidade se concentrava naquela região até o final do século passado.

Um exemplo é o Pantheon dos Andradas, construído ao lado do Conjunto do Carmo, onde está o jazigo de José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência, e de seus irmãos Antônio Carlos, Martim Francisco e padre Patrício Manuel. O prédio, inaugurado em 7/9/1923, conta com monumento projetado pelo escultor Rodolpho Barnadelli e executado na Itália.



Arte e história



Santos tem inúmeros monumentos históricos, compostos por azulejos e mármores, máscaras e estátuas, pinturas em tela e afrescos, altares e túmulos, grades de ferro e postes de iluminação, pormenores que valorizam as obras.

Eternos observadores, os rostos esculpidos nas fachadas testemunham a preservação do acervo. No centro de Santos permanecem ainda alguns trabalhos do pintor e historiador Benedito Calixto, dentre eles os painéis do Salão dos Pregões da Bolsa Oficial de Café, de 1922.

A arte sacra se manifesta em igrejas coloniais, barrocas, neogóticas e no museu instalado no Mosteiro de São Bento, que guarda relíquias como a imagem de Santa Catarina de Alexandria, do século XVI que, segundo a lenda, chegou a proteger a cidade de um ataque de piratas.

O outeiro de Santa Catarina, é o local do marco inicial da povoação da cidade. O pequeno monte foi dado pelo capitão-mor Antônio de Oliveira aos primeiros povoadores do lugar em 1539. Mais tarde Brás Cubas, o fundador de Santos, adquiriu as terras virgens junto ao local, para construir um novo ancoradouro.



Gonzaga: 121 anos de história



Apesar de ter sido fundado somente há 121 anos, o bairro do Gonzaga promoveu profundas modificações no jeito de ser do santista. Fazer compras à beira-mar foi um hábito introduzido pelo bairro a partir da década de 1970, quando o primeiro shopping da cidade foi inaugurado no terreno onde durante décadas funcionou o primeiro hotel de Santos, o Parque Balneário.

A história do bairro começou no início de 1889, na esquina da avenida Presidente Wilson com a rua Marcílio Dias. No local, funcionava um chalé onde o empresário Luiz Antônio Gonzaga montou um bar que acabou servindo como ponto de referência para o bonde puxado por burros que ligava o centro às praias.

Predominantemente residencial até os anos 60, o Gonzaga também contribuiu para o desenvolvimento da cultura, abrigando durante décadas os principais cinemas e livrarias do litoral paulista. Hoje, cerca de 25 mil pessoas vivem no Gonzaga e o bairro abriga oito dos 12 hotéis de Santos e 800 apartamentos de temporada.

Santos é uma cidade sempre preparada para receber turistas o ano inteiro,pois dispõe de muitas formas de lazer, entretenimento, comércio, hospedagem e passeios. Em 1998, a Organização das Nações Unidas apontou a cidade de Santos como a primeira no estado de São Paulo em qualidade de vida, e a terceira do Brasil.

alesp