Última audiência para debater Orçamento 2012 é realizada em Mogi das Cruzes

Audiências Públicas do Orçamento 2012 - Mogi das Cruzes
25/10/2011 22:24

Compartilhar:

Audiência do Orçamento 2012 é realizada em Mogi das Cruzes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/MogidasCruzes24out11Ze.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Nabil Francisco de Morais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/MogidasCruzes24out11ZeNabilFranciscodeMorais.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mogi das Cruzes recebe a última audiência para debater Orçamento 2012 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/MogidasCruzes24out11ZeNomeada.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Eduardo Neto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/MogidasCruzes24out11ZeCarlosEduardoNeto.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Valeriana da Silva Alves<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/MogidasCruzes24out11ZeValerianadaSilvaAlves.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP), sob a presidência de Vitor Sapienza (PPS), realizou nesta segunda-feira, 24/10, a última audiência pública do ciclo de debates ao Orçamento 2012. Na Câmara de Mogi das Cruzes, a CFOP ouviu da população da região Leste da Grande São Paulo sugestões de aplicação dos recursos orçamentários. Grande parte dos participantes priorizaram como demanda o aumento do efetivo policial.

Sapienza lembrou que foram realizadas no total 28 audiências para debater o projeto orçamentário 2012. Para ele, o ciclo de debates foi uma aula de cidadania, na qual o povo pode aprender cada vez mais o que significa o Orçamento estadual. "Na verdade, os problemas não são municipais, mas regionais; e dentro desse quadro é que se faz fundamental um orçamento regional."

Presidente da Câmara de Mogi, Claudino de Araújo agradeceu a oportunidade de sua cidade sediar o debate da região e frisou que a segurança pública é deficitária, uma vez que a região conta com pouco efetivo. Lembrou que o Hospital Luiza Pinho precisa de mais recursos e lamentou que apesar de a região ser responsável pelo abastecimento de água de boa parte da RMSP, os municípios não recebem qualquer compensação por sua restrição ambiental.

Segundo Luiz Carlos Gondim (PPS), representante da região no Legislativo paulista, Mogi tem muitas demandas e por isso ele conclamou os cidadãos a participarem do debate desta noite. Igualmente representante do Alto Tietê, André do Prado (PR), lembrou que a região tem uma infinidade de pleitos, sobretudo na área da saúde. Alencar Santana (PT), outro parlamentar do Alto Tietê no Parlamento paulista, agradeceu a participação dos cidadãos e sugeriu que todos apresentem suas reivindicações.



Mogi das Cruzes e seu distrito



Adalberto Andrande, da Central de Trabalhadores, reivindicou a extensão da linha da CPTM (trens) até o distrito de Cezar de Souza. O orador informou que entregou a CFOP um caderno com variadas solicitações para o distrito.

Vereador de Mogi, Gil Lopes declarou que a segurança é a área mais problemática da região. Com pouco efetivo, as cidades praticamente ficam sem patrulhamento ostensivo. Ele sugeriu aumento do número de policiais e dos vencimentos destes. Sua colega de Câmara, Odete Souza reivindicou atendimento de fonoaudiologia e de psicologia nas escolas estaduais. Destacou ainda que as estradas para Taiaçupeba e de ligação à rodovia Mogi-Bertioga necessitam de baias de ônibus e que a lei ambiental relativa aos mananciais é antiga e requer uma urgente revisão.

Também foram solicitados para Mogi centros de segurança alimentar e de atendimento a dependentes de drogas, dotação para o atendimento social feito pela Pastoral da Criança, verbas para o desassoreamento do rio Tietê (responsável pelo abastecimento de 6 milhões de habitantes da região), viaturas policiais e atendimento geriátrico.



Demandas do Alto Tietê



Maria Liliana, da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, propôs verbas para a implantação de políticas públicas voltadas aos portadores de deficiência na região. Ainda para o Alto Tietê foi reivindicada a duplicação da rodovia Mogi-Bertioga.

O presidente da Câmara de Salesópolis, Sebastião Rodrigues, pediu aumento do efetivo policial para a região e lembrou que seu município, como outros do Alto Tietê, não recebe compensação financeira pelas restrições impostas pela Lei dos Mananciais. Já o presidente da Câmara de Ferraz de Vasconcelos, Edson Cury, quer mais recursos para segurança pública na região. Vereador em Biritiba Mirim, Everaldo da Silva requisitou mais leitos hospitalares e melhor estrutura para o atendimento de saúde.

Representante do funcionalismo estadual pleiteou aumento salarial e do vale-refeição e maior atenção do Estado nas questões do Iamspe.

O Orçamento 2012 continua em pauta para recebimento de emendas por mais cinco sessões ordinárias, a contar desta quarta-feira, 26/10.

alesp