Saneamento básico: direito do cidadão, dever do Estado




Há décadas os governos e a sociedades debatem o direito de todos os brasileiros ter respeitado um dos princípios básicos previsto na Constituição federal: o direito à moradia adequada, com acesso à educação, transporte, saúde, lazer e saneamento básico. Para debater o tema, os deputados Rui Falcão (1º secretário) e João Paulo Rillo, ambos do PT, organizaram nesta segunda-feira, 20/6, o seminário "Direito ao saneamento básico em loteamentos irregulares".
Os palestrantes falaram para uma plateia atenta, participativa e experiente, e todos concordaram em um ponto: não será com remendos que a questão da moradia digna (com acesso aos princípios fundamentais previstos na legislação) será resolvida. Como bem lembrou o 1º secretário da Assembleia, "a legislação existe. É preciso fazer com que ela seja regulamentada e estatuída".
De acordo com os participantes, as dificuldades enfrentadas pela população que reside em loteamentos irregulares " normalmente distante dos grandes centros urbanos ", é de responsabilidade, em primeiro lugar, dos loteadores, que vendem áreas sem condições adequadas àqueles que adquiriram seus lotes. Seguido dos loteadores está o Poder Público, que além de fiscalizar deve garantir atendimento básico à população.
"A propriedade privada deveria ser limitada ao seu caráter social. Não poderia existir loteamentos irregulares", enfatizou Rui Falcão. O parlamentar citou dois programas do governo federal que buscam melhorar a situação das pessoas em situação de vulnerabilidade, o Programa Minha Casa, Minha Vida, que está em sua segunda edição, e o Brasil Sem Miséria, que beneficia 16 milhões de brasileiros com renda per capta de R$ 70.
Rui Falcão reconhece que ainda há muito por fazer, mas ressaltou que as conquistas dos menos privilegiados devem-se à mobilização dos movimentos sociais. "Temos que corrigir esse problema para termos um país democrático e igualitário. Se o país avança, é porque a população se organizou", destacou o parlamentar.
Desafios
Atender as necessidades da população respeitando os critérios ambientais é um dos grandes desafios do Poder Público. Nesse ponto entram o uso consciente da água e a preservação das áreas de mananciais. "Se não conseguirmos construir cidades ambientalmente adequadas todos, sem exceção, sofreremos as consequências pela degradação ambiental", destacou Celso Santos Carvalho, do Ministério das Cidades.
Carvalho ressaltou a importância da Lei 11.977/2009 (atualizada no ano passado) que trata da regularização fundiária urbana. "A regularização é mais que um documento cartorial, é um título de propriedade que reconhece, entre outros, o fornecimento e tratamento de água e esgoto. No entanto, para atender o maior número de pessoas é preciso vontade política, mobilização social e recursos financeiros."
Preocupado com a questão do uso da água, o deputado Adriano Diogo (PT) afirmou que o maior erro dos governos é usar a água como fator de geração de energia elétrica em vez de ser utilizada para o consumo humano. "Se esse modelo não mudar, a água continuará sendo vista como mercadoria; e os pobres não terão acesso a ela."
Devido à importância do tema, foi sugerida a constituição de um fórum de discussão e aprofundamento do tema.
Compuseram a mesa de debate, além dos deputados Rui Falcão, João Paulo Rillo e Adriano Diogo, todos do PT; José Carlos de Freitas, representante do Ministério Público estadual; Celso Santos Carvalho, do Ministério das Cidades; Silvio Marques, da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) e Francisco Paracampos, da Sabesp.
Notícias mais lidas
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
- Servidores de várias categorias se unem por recomposição salarial
- Na Alesp, policiais penais cobram melhorias e recomposição salarial para a categoria
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Alesp recebe audiência pública contra o projeto de remoção da Favela do Moinho
- Alesp reforça compromisso com agronegócio paulista durante Agrishow
- Alesp aprova projeto que ajusta critérios para promoção de patentes na Polícia Militar
- Dia do Trabalhador: um século de conquistas garantidas e liberdade para a busca por novas demandas
- Governo anuncia 18 Escolas Cívicos-Militares em cidades indicadas por deputado
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações