"Paz é impossível sem justiça", diz Dallari
07/12/2001 13:50
O jurista Dalmo Dallari considerou "exagerada e maliciosa" a cobertura que a imprensa brasileira vem dando à guerra no Afeganistão. "Isso também é uma forma de terrorismo e pode desviar a discussão de aspectos importantes da exploração social e econômica da pessoa humana", advertiu.
Dallari pronunciou palestra de abertura na III Conferência Estadual de Direitos Humanos, que teve início na manhã desta sexta-feira, 7/12, na Assembléia Legislativa. O evento foi promovido pela Comissão de Direitos Humanos do Legislativo, presidida pelo deputado Renato Simões (PT); pela Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania; e pelo Conselho Estadual de Defesa da Pessoa Humana (Condepe).
Vice-presidente da Comissão Mundial de Juristas - órgão que assessora a ONU e tem sede em Genebra, Suíça -, Dallari voltou a referir-se ao conflito em território afegão para destacar a importância de refletir sobre a luta pela paz e pela tolerância no Brasil e no mundo, tema de sua palestra, "no momento em que a resposta ao terrorismo brutal e imoral é o bombardeio de populações civis, um autêntico terrorismo de Estado".
Ele fez um histórico de suas visitas a diversas áreas de conflito no mundo, como Índia e Indonésia. "É um engano pensar que o que acontece no Afeganistão ou na Índia não tem nada a ver conosco, já que no fundo se trata de agressões à dignidade da pessoa humana", avaliou.
Ele criticou ainda as discriminações e desigualdades sociais no Brasil - "oitavo lugar entre os países com maior PIB, mas 69º na estatística do Índice de Desenvolvimento Humano do ONU" -, e a forma como o governo vem tentando superá-las. O caminho para a paz apontado por Dallari passa pela superação das injustiças embutidas nas leis, pelo combate ao belicismo, pela concretização dos direitos sociais, econômicos e culturais dos povos. "Sem justiça é impossível criar a paz", afirmou.
A importância da discussão sobre direitos humanos no atual cenário também foi destacada pelo presidente da Assembléia, Walter Feldman, na abertura do evento. "Esse debate reflete interesses e preocupações que perpassam questões relevantes até no plano internacional", afirmou.
O deputado Renato Simões lembrou que desde a primeira conferência - "em que se discutiram as bases do Programa Estadual de Direitos Humanos, para que a temática se transformasse em plataforma de ações" -, as atividades se desenvolvem a partir do tripé Executivo-Legislativo-sociedade civil. "É importante que os programas de direitos humanos contem com recursos orçamentários", ele completou. A cerimônia de abertura da III Conferência Estadual de Direitos Humanos contou ainda com a presença do secretário estadual de Justiça e Defesa da Cidadania, Edson Vismona.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Alesp recebe audiência pública em defesa dos servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Mobilização em defesa de patrimônio, pesquisa e ciência paulistas marca audiência pública na Alesp
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações