Presidente da Assembléia recebe novo secretário da Cultura


18/05/2005 17:09

Compartilhar:

Presidente Rodrigo Garcia e o secretário João Batista de Andrade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SECRCULT1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembléia Legislativa, Rodrigo Garcia recebeu nesta quarta-feira, 18/5, a visita do recém-empossado secretário estadual da Cultura, João Batista de Andrade, que manifestou seu interesse em estreitar ainda mais a relação entre o Legislativo e sua Pasta. Conforme o secretário, que é cineasta e escritor, a indicação de seu nome para o cargo gerou "boa expectativa" no meio artístico.

João Batista ainda está se "familiarizando" com a nova função, mas pretende usar sua experiência no meio cultural para implantar programas que atendam aos interesses da sociedade. "A Secretaria da Cultura desperta o interesse da sociedade, e para atender a esses anseios são essenciais o apoio e a participação da Assembléia", afirmou o secretário.

Rodrigo Garcia ratificou o apoio do Parlamento ao secretário e destacou que tramitam na Casa diversos projetos relacionados à área cultural - como a criação de um Fundo Especial para Cultura, que conta com o apoio maciço da classe artística. "A relação entre o Parlamento e o governo é importante para errarmos o mínimo possível", apontou Garcia.

Os deputados Arnaldo Jardim, Vitor Sapienza, Roberto Morais e Palmiro Mennucci, todos do PPS, acompanharam a audiência e também enfatizaram a importância econômica da cultura para o Estado. "Algumas produções artísticas têm retorno superior à exportação de laranja", comentou Arnaldo Jardim.

O secretário

Mineiro de Ituiutaba, o escritor e cineasta João Batista de Andrade, 65 anos, é doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Autor de 12 longas-metragens, documentários e filmes para a televisão, entre suas obras mais conhecidas destacam-se Doramundo, O Homem que Virou Suco e O País dos Tenentes, que recebeu cinco prêmios no Festival de Brasília e foi considerado o melhor filme pela Riocine, em 1987.

Como escritor, Andrade é autor dos livros Perdido no Meio da Rua e O Portal dos Sonhos, entre outros. Atualmente o secretário finaliza o longa-metragem Veias e Vinhos, uma História Brasileira, adaptação do romance de Miguel Jorge, e prepara o documentário Trinta Anos Depois, sobre o jornalista Vladimir Herzog.

alesp