Frente Parlamentar da Água reúne representantes da Sabesp e de entidades


27/05/2004 20:30

Compartilhar:

Reunião da Frente Parlamentar pela Defesa da Água<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Frente Par 27mai04.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

A Frente Parlamentar pela Defesa da Água, composta por 24 deputados de sete partidos e coordenada pelo deputado Sebastião Almeida (PT), promoveu nesta quinta-feira, 27/5, uma reunião em que os diretores técnicos da Sabesp apresentaram o Plano Diretor de Abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo, para uma platéia composta por representantes de oito entidades ligadas à questão da água.

O engenheiro João Francisco Soares, da Sabesp, salientou que a situação do abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) é preocupante, uma vez que ela concentra 10% da população brasileira e ocupa apenas 0,1% do território nacional. O principal motivo de preocupação diz respeito ao crescimento populacional na chamada cidade informal, aquela que não conta com a infra-estrutura adequada de abastecimento. A gravidade da situação é tal que a RMSP tem disponibilidade hídrica menor do que a do Piauí.

Otimização

Atualmente, a região é abastecida pela Bacia do Alto Tietê, composta pelos sistemas Guarapiranga, Billings e Cantareira, cuja água vem desde o sul de Minas Gerais. O novo plano diretor abrange mananciais, produção e adução, com vistas a otimizar o uso das estruturas existentes e dos investimentos necessários. Tem como premissa básica a manutenção integral dos mananciais atuais e considera a gestão de demanda como fator importante.

Os representantes das entidades - Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Instituto de engenharia, Instituto Socioambiental (ISA), Movimento Grito das Águas, Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), Sindicato dos Trabalhadores de Água e Esgoto e Meio Ambiente do Estado (Sintaema), Comitê de Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí e a Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê - fizeram comentários sobre a apresentação da Sabesp e propuseram algumas alternativas, como a utilização do manancial subterrâneo, ações conjuntas no sentido de se reverter o crescimento periférico, por meio da revitalização das áreas centrais, e a participação dos municípios na elaboração do plano.

O deputado Ênnio Tatto (PT) criticou o fato de dois projetos de lei - um que trata especificamente da Guarapiranga e outro que versa sobre a cobrança pelo uso da água, ambos de autoria do governo - estarem emperrados na Assembléia. Segundo ele, a aprovação dos projetos seria um passo importante para a resolução do problema do abastecimento da água.

O deputado Mário Reali (PT) também cobrou a aprovação dos projetos e enfatizou a importância da revitalização das áreas centrais como forma de barrar a expansão populacional nas áreas periféricas, revertendo este processo.

alesp