Penitenciária "Wellington Rodrigo Segura"


08/05/2008 18:52

Compartilhar:


O governador José Serra sancionou nesta segunda-feira, 5/5, decreto denominando a Penitenciária de Presidente Prudente "Wellington Rodrigo Segura", ex-funcionário da unidade e ex-diretor do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Mauá, morto em janeiro de 2007. O deputado Mauro Bragato (PSDB) é o autor do projeto de lei promulgado por Serra que homenageia o ex-diretor do CDP, assassinado aos 31 anos de forma violenta pelo crime organizado durante uma emboscada no dia 27 de janeiro de 2007.

"Uma pessoa de conduta ilibada que pagou com a própria vida pela fidelidade aos princípios da ética e da moral", afirma Bragato no projeto que agora se tornou a Lei 12.972/2008.

Formado em Direito, em 1993, pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), aos 23 anos Wellington Segura ingressou na Penitenciária de Lucélia sendo transferido logo em seguida para a Penitenciária de Presidente Prudente.

Nesta unidade foi o responsável pelo Departamento Judiciário e exerceu os cargos de diretor técnico de Departamento e diretor técnico do Centro de Reabilitação, setor no qual se aprofundou no tema e elaborou projetos de reintegração de presos e campanhas sociais junto à população carcerária.

Em janeiro de 2005 ingressou como auxiliar de diretoria do CDP de Santo André e em janeiro de 2006 assumiu a diretoria geral do CDP de Mauá, cargo que ocupou por um ano até ser vítima do homicídio.

No projeto, Bragato salienta que Wellington foi brutalmente assassinado em função da atividade que exercia. Wellington Rodrigo Segura nasceu em Teodoro Sampaio no dia 21/12/75. Era filho de Vanderley Soalheiro Segura e Maria Aparecida Alves Segura. Foi casado com Luci Mara Aparecida Fransoso Segura com quem teve a filha Amanda Fransoso Segura.



mbragato@al.sp.gov.br

alesp