Conheça a documentação do Acervo Histórico


01/04/2005 16:13

Compartilhar:

Vista panorâmica do então Distrito de Paz de São Roque do Taquari<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Z Taquaritubaimagem.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em 20 de novembro de 1924 o deputado estadual Flaminio Ferreira apresentou à Câmara dos Deputados do Congresso Legislativo do Estado de São Paulo o Projeto de Lei nº 34, no qual propunha a criação de Município de Taquari. Naquela época, a localidade denominava-se Distrito de Paz de São Roque do Taquari, que pertencia ao município de Itaporanga.

Com base em dados fornecidos pelas autoridades, ficamos sabendo que o Distrito de Paz de São Roque do Taquari tinha cerca de quatro mil habitantes " embora um abaixo-assinado subscrito por 550 moradores informasse que o número correto seria superior a dez mil -, possuía 120 imóveis, que em suas terras se produzia "café, algodão, cereais e grandes rebanhos de gado de toda espécie", que em seu território havia edifícios para o funcionamento da futura municipalidade, duas escolas e uma cadeia pública, e possuía uma renda superior a doze contos de réis (R$ 12:752$800). Apesar da resistência da Câmara Municipal de Itaporanga à criação do novo município, o Legislativo paulista aprovou a sua criação, transformando-a na Lei nº 2.097, de 24 de dezembro de 1925, em que se criou o município de Taquari, com sede no Distrito de Paz de igual nome, na Comarca de Itaporanga.

Anos mais tarde, o município de Taquari teve sua denominação alterada para Taquarituba, através do Decreto-Lei nº 14.334, de 30 de novembro de 1944. A palavra "taquarituba" vem do tupi e significa ajuntamento de taquaris, planta cujos ramos ocos servem de canudos para vários fins, encontrada em alguns trechos do rio Taquari.

A foto que aqui reproduzimos integra a documentação do Projeto de Lei nº 34, de 1924, e mostra uma vista panorâmica do então Distrito de Paz de São Roque do Taquari.

Esta imagem faz parte um conjunto de centenas de milhares de documentos, cobrindo o período de 1819 a 1947, preservados na Divisão de Acervo Histórico, já digitalizados e abertos à consulta pública.

Para melhor atender à crescente demanda de pesquisadores e interessados, o Acervo Histórico da Assembléia Legislativa de São Paulo ampliou o horário de atendimento ao público: desde 1º de fevereiro de 2005 atende das 9 às 19 horas, de segundas às sextas-feiras.

Acervo@al.gov.br

alesp