Copa 2014 em debate na Assembleia Legislativa

Seminário Copa 2014
08/02/2010 19:33

Compartilhar:

Vicente Cândido <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/vicente candido45.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gilson de Souza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/Gison de Souza8.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Orlando Morando <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/orlando morando.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Hélio Nishimoto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/helio nishimoto45.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ronaldo "Fenômeno" confirmou presença e receberá, no dia 10, o prêmio de Craque Superação



Entre os dias 9 e 11 de fevereiro, representantes da Fifa, ministros e secretários de Estado, presidentes de federações e especialistas vão analisar o impacto da Copa 2014 na economia das cidades brasileiras que vão sediar o evento, avaliar necessidades de investimentos em infraestrutura e logística e definir estratégias para o envolvimento da população. Esses e outros temas serão tratados no Seminário Internacional de Futebol " Copa do Mundo 2014, realizado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. (veja a programação no site www.seminariocopa2014.com.br)



Os presidentes de quatro grandes clubes paulistas " São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Santos " deixarão as diferenças de lado para analisar as demandas de organização do torneio que volta ao Brasil depois de 64 anos. E o ex-capitão da seleção brasileira de 1970, Carlos Alberto Torres, vai abrir a campanha para que o jogo inaugural da competição seja em São Paulo.



Presença confirmada



Confirmaram presença na cerimônia de abertura os ministros Orlando Silva, dos Esportes, e Luiz Barreto, do Turismo, os secretários paulistas Francisco Luna, do Planejamento, e Claury Alves, do Turismo, o presidente da Confederação Sul Americana de Futebol, Nicolas Leoz, o presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero, e o presidente do SP Turismo, Caio Carvalho. O seminário será instalado pelo deputado estadual Conte Lopes, 1º vice-presidente da Assembleia " que substitui o presidente Barros Munhoz, afastado por motivo de saúde ", e coordenado pelo deputado Vicente Cândido, presidente da Comissão de Esporte e Turismo que confirmou a presença representantes de entidades da classe produtiva, como Fiesp, Secovi, Apeop, Convention Bureau e Fecomercio. O deputado Vicente Cândido confirmou também a presença de Ronaldo Nazario, no dia 10, para receber o prêmio Craque Superação.



Palestras



No dia 9/2, às 15h, o ministro Orlando Silva realizará palestra sobre a organização da Copa. No dia 10, Laurine Platzky, coordenadora do Comitê Organizador da Copa em 2010, vai contar sobre os preparativos da Copa de 2010 na África do Sul. No dia 11, às 9h, o ministro do Turismo, Luiz Barretto, avaliará o impacto da Copa do Mundo no Turismo do Brasil, e o Coronel José Vicente da Silva trará do tema Segurança. Mais tarde, às 14h, Elvio Lima Gaspar, diretor do BNDES, apresentará programas de fomento para a organização da Copa e o desenvolvimento sócio-econômico nas cidades sedes. O evento é aberto ao público.



Expectativas positivas para um evento único



Deputados paulistas membros da Comissão de Esporte e Turismo da Assembleia têm boa expectativa sobre os resultados do Seminário Internacional de Futebol " Copa 2014. A maior preocupação está na captação de recursos para as adaptações requeridas " especialmente na capital de São Paulo " para receber os jogos, o impacto sobre a vida das cidades e os resultados das modificações decorrentes do campeonato. Veja o que pensam alguns deles.

Jonas Donizette (PSB) destaca a boa rede hoteleira, bons restaurantes e diversas opções culturais e de lazer que tornam São Paulo um ótimo anfitrião para receber a Copa 2014, mas lembra que há pelo menos dois desafios: o aprimoramento dos transportes e a adequação dos estádios às exigências dos organizadores. "Temos a expectativa de colaborar na preparação desse evento grandioso", disse. "Já somos o país do futebol e, com a Copa do Mundo, mostraremos nossa capacidade de organização. Além do mais, o evento será o cartão de visita de nosso país para outro acontecimento ainda mais grandioso, que é a Olimpíada do Rio de Janeiro".

Orlando Morando (PSDB) acha que o seminário, vem em hora muito oportuna, e afirma que a Assembleia Legislativa é o espaço adequado para discutir as necessidades do Estado de São Paulo, e especialmente da capital, para receber os jogos dessa competição. Para Morando, temas relacionados à infraestrutura como mobilidade urbana, quantidade e qualidade da rede hoteleira para atender à demanda de turistas, estrutura de comunicação, entre outros, devem ser objeto de discussão, na busca de soluções para que os problemas de hoje não se perpetuem. "Não podemos ser reféns de eventos climáticos, por exemplo", disse Morando, lembrando ainda que todas essas questões envolvem custos elevados, e que este será o momento também de saber quem serão os investidores.

O deputado Hélio Nishimoto (PSDB) acredita que o seminário será um grande sucesso. Para ele, além do fato de São Paulo ser o primeiro Estado a debater o tema, a participação de pessoas de renome traz credibilidade ao evento. "O seminário é essencial para colocarmos em prática as discussões sobre as necessidades de infraestrutura para que São Paulo realize um evento dessa magnitude."

Nishimoto espera que a presença de representantes do Vale do Ribeira seja expressiva nos três dias de seminário e enfatiza que todos os Estados, e não apenas São Paulo, precisam se adequar às normas internacionais esportiva.

Parabenizando a iniciativa da Comissão de Esporte e Turismo, em especial do deputado Vicente Cândido, o deputado Gilson de Souza (DEM) considera essa uma oportunidade "fantástica" e essencial para o desenvolvimento econômico, social e educacional de toda a população. O parlamentar, que considera oportuno a realização do seminário nesse momento, declarou que, apesar de ser um conhecedor do assunto e um amante do esporte, pretende ouvir bastante as explicações dos participantes.

Aproveitando esse momento, Gilson de Souza apresentou projeto de lei referente ao aprendizado dos idiomas espanhol e inglês pelos taxistas. "Temos que pensar em todos os aspectos desse momento. É uma boa oportunidade para a geração de emprego e renda."

alesp